A escolha de determinado método ou técnica como mais vantajoso para as avaliações de impactos ambientais não é recomendável, por não existir um modelo ideal que se aplique a todos os tipos e a todas as fases do estudo. A escolha dependerá dos objetivos que se quer alcançar, da disponibilidade de dados, das características do projeto e especificidades da localização, bem como do tempo e dos recursos financeiros e técnicos disponíveis.
Disponível em: . Acesso em: 18 jul. 2018 (adaptado).
Como não existe um modelo único para realizar as avaliações ambientais, é importante que o Gestor Ambiental conheça algumas possibilidades. Desta forma, analise as afirmativas seguintes, sobre os exemplos de técnicas de apoio à realização de estudos de impacto ambiental.
I. Técnica da Reunião (Ad Hoc).
II. Lista de Checagem (Checklist).
III. Matriz de Interação.
IV. Redes de Interação.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
I e III, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
resposta 5 - todas corretas , pag. 67 a 71 do livro explica cada uma delas
Resposta:
CORRETA a Alternativa 5: I, II, III e IV.
Explicação:
I. Técnica da Reunião (Ad Hoc).
Vide p. 67 da Apostila Estudos e Impactos Ambientais.
“Essa técnica é muitas vezes definida como um método utilizado principalmente para identificação dos impactos, porém, como a identificação dos impactos é apenas uma etapa dentro das necessidades da AIA, (...).
Consiste em reuniões entre especialistas, se baseando no conhecimento empírico desses e nos diagnósticos das áreas de estudo. (...)”
II. Lista de Checagem (Checklist).
Vide p. 67 da Apostila Estudos e Impactos Ambientais.
“Trata-se de uma simples listagem dos indicadores do meio natural e do meio antrópico utilizados na análise dos impactos do projeto, plano ou programa e de suas alternativas locacionais e tecnológicas (IBAMA, 1995).”
III. Matriz de Interação.
Vide p. 68 da Apostila Estudos e Impactos Ambientais.
“Técnica utilizada para organizar as informações e os impactos identificados, permite a visualização, em uma mesma estrutura, das relações entre indicadores relativos ao meio natural e indicadores relativos ao meio antrópico (IBAMA, 1995).”
IV. Redes de Interação.
Vide p. 71 da Apostila Estudos e Impactos Ambientais.
“As Redes de interação são construídas para identificar a totalidade das conexões entre vários impactos ambientais que podem resultar das intervenções humanas (causas). Por meio de esquemas ou de equações matemáticas, podem ser mostrados os efeitos diretos e os efeitos sequenciais (efeitos em cadeia) dessas intervenções (WATERN, 1992 apud IBAMA, 1995).”