A identificação e avaliação de doenças hereditárias que afetam os animais domésticos constituem aspectos importantes para a saúde do rebanho. No caso dos bovinos, onde a inseminação artificial é mais difundida, as chances de disseminação de doenças como molar reduzido, hérnia cerebral e umbilical são maximizadas caso seja utilizado para reprodução touros sem avaliações genéticas.
Baseado na estrutura da população de bovinos de corte, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Criadores elite utilizam um fluxo gênico originado de criadores comerciais.
b. Ampliar a base genética de animais melhorados fica a cargo de criadores Elite.
c. A demanda de genes a ser selecionada segue a seguinte ordem: criadores comerciais – criadores multiplicadores – criadores elite.
d. O fluxo de genes na cadeia produtiva segue a seguinte ordem: criadores comerciais – criadores multiplicadores – criadores elite.
e. Selecionar animais com maior potencial de produção e eliminar genes deletérios são atributos de criadores multiplicadores
Respostas
A resposta correta é: A demanda de genes a ser selecionada segue a seguinte ordem: criadores comerciais – criadores multiplicadores – criadores elite.
Resposta:
c. A demanda de genes a ser selecionada segue a seguinte ordem: criadores comerciais – criadores multiplicadores – criadores elite.
Explicação:
"O ideal é que os criadores de cada nível tentem produzir animais que atendam à demanda dos níveis seguintes, levando-se em conta que o principal objetivo é que o melhor animal é aquele que é mais útil e rentável para os criadores comerciais, os quais estão diretamente em contato com o consumidor final." Sendo assim, a demanda começa nos criadores COMERCIAIS (por atenderem os consumidores finais), passa pelos MULTIPLICADORES e chegam nos criadores DE ELITE.
FAVOR, MARCAR COMO MELHOR RESPOSTA.