• Matéria: Português
  • Autor: nickelondeonampdddzz
  • Perguntado 8 anos atrás

Auto da alma
4. Que acontecimentos são apresentados no trecho transcrito?
A) quem são as personagens?
B) qual é o papel que cada personagem desempenha no auto?

5. Qual seria a " rara riqueza essencial" da alma?
- De que maneira essa fala sugere o objetivo moralizante do texto? Explique.

6. Que argumentos o Diabo utiliza para desviar a Alma do caminho do bem?
A) a alma sucumbe a tentação ? Por quê? Transcreva no caderno o trecho em que ela se justifica ao anjo.
B) Os argumentos utilizados pelo diabo e a justificativa da alma permitem identificar os valores da sociedade criticados por Gil Vicente? Explique.

7. Gil Vicente e conhecido por fazer uma crítica forte aos costumes de sua época. Re leia a última fala do anjo. Que critica ele faz?

Me ajudem por favor!!!

Respostas

respondido por: eulucioaraujo
534

Olá!


As questões a seguir abordam um trecho do Auto da Alma, de Gil Vicente.


4. a) Nos autos de Gil Vicente, as personagens eram denominadas alegorias, pois retratava "eus" que poderiam estar juntos dentro de uma mesma pessoa. Eles eram a Alma, o Diabo e o Anjo.

b) A Alma representa o ser humano mortal, o Diabo representa o mal e suas más influências e o Anjo representa o bem e suas boas influências.


5. A rara riqueza essencial da alma seria a manutenção da pureza espiritual da pessoa em confrontação com as diversas tentações da vida mundana à sua luz interior.

Essa definição sugere que a moral da história é fazer com que os humanos pensem se são dignos da "salvação de alma" de acordo com as atitudes que tomam em vida.


6. O Diabo lança mão da tentação da Alma por meio de bens materiais luxuosos.

a) Sim, sob o pretexto de que "só fazia o que via fazerem pelo mundo".

b) Sim. O Diabo utiliza-se de um ponto fraco da conduta do ser humano, que pode ser abalada pelo acúmulo de bens materiais. Essa crítica se apresenta mais fortemente na fala da Alma ao justificar ter caído em tentação pelo Diabo: "só faço o que vejo fazerem pelo mundo".


7. O Anjo diz que, ao caber à Alma a escolha entre o bem e o mal, muitas vezes ela se deixa levar pelo mal com gana dos bens materiais que o Diabo utiliza como tentação.


Espero ter ajudado, um abraço! :)

Anexos:

Leonardo6600: como assim? responda mais claramente a pergunta número 4 pfvr Obg
eulucioaraujo: a) Os personagens são: a Alma, o Anjo e o Diabo.
eulucioaraujo: b) A Alma representa o ser humano; o Anjo representa o bem e o Diabo representa o mal.
Leonardo6600: ok mais coloco isso na pergunta 4 ? prq isso está sendo perguntado na numero 4a entendeu? por isso fiquei confuso
eulucioaraujo: Ah, entendi.
Leonardo6600: ??
eulucioaraujo: Você pode colocar que a Alma se encontra em uma situação de conflito: enquanto o Diabo tenta persuadi-la a seguir o caminho do mal por meio de propostas tentadoras, o Anjo tenta retorná-la ao caminho do bem, da Glória.
Leonardo6600: ok brigadão
respondido por: oliveiraconcursos
1

4-

a) Os personagens presentes nos autos de Gil Vicente são a Alma, o Diabo e o Anjo. Os personagens retratavam os traços de personalidade de uma pessoa.

 

b) A Alma representava a natureza do ser humano, o Diabo o desvio de caráter de uma pessoa, e o anjo a personalidade boa da pessoa.

   

5-

a) Nos autos de Gil Vicente a rara riqueza essencial era prevalência de um coração bondoso e uma alma pura, diante do mundo.

 

O termo rara riqueza essencial, demonstra a lição moral de que diante do mundo e das circunstâncias da vida, é preciso preservar a ética, integridade e bondade perante as ações.

 

6- Na trama o Diabo se utiliza de pecados e tentações para retirar a Alma do caminho do bem.

 

a) No enredo a alma sucumbe a tentação. A história conta que a Alma revela ter caído em tentação em relação a busca por bens materiais.

 

b) Sim, a obra de Gil Vicente critica a natureza materialista do homem, assim como a capacidade do homem em fazer aquilo que quer para alcançar um objetivo.

 

7- A crítica deita na última fala, está relacionada a ganância do homem. Que é capaz de fazer qualquer coisa para acumular riquezas.

 

Personagens ou alegorias:

Nas obras de Gil Vicente, os personagens são chamados de alegorias. Essa denominação para os personagens é utilizada em obras literárias que para fazer uma representação simbólica de algo.

 

Conheça melhor o autor Gil Vicente através das questões:

https://brainly.com.br/tarefa/39289839

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas similares