Respostas
O que são as bolhas sociais?
O crescimento das redes sociais possibilitou que criássemos grupos e comunidades com gostos e interesses em comum e com isso surgiu um mecanismo chamado “algoritmo seletivo” que ajuda a potencializar esse distanciamento que já existia entre nós. O que antes conhecíamos por “tribos”, por exemplo, os “roqueiros”, os “nerds”, as “patricinhas”, aqueles bons e velhos estereótipos dos filmes de high school norte americanos, hoje conhecemos por timeline de Facebook. Resumindo, a grosso modo, o Facebook começou a escolher e determinar que tipo de conteúdo (e de quem) vai aparecer na sua timeline a partir dos posts que você curte, clica e comenta.
E porque isso é ruim?
Isso é ruim porque o fato de excluir totalmente pessoas que pensam diferente é a afirmação da incapacidade de convivência com a diferença e um caminho perigoso visto que observamos já diversas situações que colocam essa incapacidade como fator determinante pra guerras, embates e disseminação do ódio.
Como posso evitar essas bolhas?
Uma resposta interessante seria: aceite as diferenças (ou melhor)… aprecie elas. A palavra aceitar faz parecer que as diferenças são um erro e elas não são. Elas são apenas mais uma das nossas particularidades como seres humanos e totalmente necessárias pra nossa evolução como sociedade, já que só evoluímos com as diferenças. Um debate com pessoas que pensam igual é um monólogo, só evoluímos escutando e apreciando essas diferenças e quem sabe um dia a gente não consegue dizer que o sonho do Martin Luther King virou realidade.
http://atl.clicrbs.com.br/atlgirls/2017/11/10/sera-que-voce-vive-em-uma-bolha-social-descubra-aqui/