A seleção de "Fontes ou Documentos" é questão essencial para a investigação histórica. Sendo assim, leia as afirmações abaixo e considere verdadeiras com "V" e falsas com "F".
( ) Atualmente, muitas são as fontes históricas disponíveis à feitura da Ciência História, por exemplo: textos, fotografias, oralidade, cinema, jornais, objetos da cultura material etc.
( ) Apenas os documentos oficiais, aqueles que registram as ações dos "grandes" sujeitos históricos, são apropriados para a pesquisa em História. Os que versam sobre personagens comuns não são fontes para a pesquisa histórica. Nesse sentido, páginas de um diário narrando sobre como uma pessoa percebeu os “ataques de 11 de setembro de 2001”, por exemplo, não se fariam, em nenhuma hipótese, documento útil para uma investigação no campo da História.
( ) As memórias das pessoas sobre os fatos históricos não se fazem documentos seguros às investigações dos historiadores, pois essas não portam a realidade dos fatos.
( ) O uso de imagens na pesquisa histórica tem se feito muito oportuno, especialmente no que concerne à História Contemporânea ou do Tempo Presente. Entretanto, é preciso que o historiador tenha cautela. Uma imagem, tal como qualquer fonte, não é um retrato absoluto do passado.
( ) As imagens oferecem vantagens na pesquisa histórica. Ao contrário de outras fontes, as fontes imagéticas apresentam o real, o passado em absoluto e de forma pura. Usando-as, o historiador está livre de realizar uma crítica metodológica das mesmas.
A sequência correta é:
Alternativas
Alternativa 1:
F, V, F, F, F.
Alternativa 2:
V, V, F, F, F.
Alternativa 3:
V, F, V, V, V.
Alternativa 4:
V, F, F, V, V.
Alternativa 5:
V, F, F, V, F.
Respostas
Bom dia!
Atualmente, muitas são as fontes históricas disponíveis à feitura da Ciência História, por exemplo: textos, fotografias, oralidade, cinema, jornais, objetos da cultura material etc. Verdadeira, o número de documentos de fontes históricas tem aumentado devido aos avanos da tecnologia e também, no que diz respeito às técnicas de conservação.
( Apenas os documentos oficiais, aqueles que registram as ações dos "grandes" sujeitos históricos, são apropriados para a pesquisa em História. Os que versam sobre personagens comuns não são fontes para a pesquisa histórica. Nesse sentido, páginas de um diário narrando sobre como uma pessoa percebeu os “ataques de 11 de setembro de 2001”, por exemplo, não se fariam, em nenhuma hipótese, documento útil para uma investigação no campo da História. Falsa, todos os documentos fazem parte da história, servindo de registro para ela.
As memórias das pessoas sobre os fatos históricos não se fazem documentos seguros às investigações dos historiadores, pois essas não portam a realidade dos fatos. Falsa, a memória das pessoas pode contar com informações que não estão nos documentos, apresentando o que de fato ocorreu em determinado período.
O uso de imagens na pesquisa histórica tem se feito muito oportuno, especialmente no que concerne à História Contemporânea ou do Tempo Presente. Entretanto, é preciso que o historiador tenha cautela. Uma imagem, tal como qualquer fonte, não é um retrato absoluto do passado. Verdadeira, o historiador precisa entender o contexto geral ao qual se remete aquele fato, investigando todos os seus elementos.
As imagens oferecem vantagens na pesquisa histórica. Ao contrário de outras fontes, as fontes imagéticas apresentam o real, o passado em absoluto e de forma pura. Usando-as, o historiador está livre de realizar uma crítica metodológica das mesmas. Falsa, nenhum elemento é absoluto para se montar uma história.