• Matéria: Sociologia
  • Autor: emillybenaci
  • Perguntado 7 anos atrás

Sabe-se que a questão social, ao ser reconhecida como uma demanda política e social ao ser publicizada, busca seu enfrentamento com ações públicas. Na contemporaneidade, esse quadro se agudiza na década de 1990, em especial com a precarização do trabalho. SIKORSKI, D.; CUNHA, M. C. A. de B. Questão social na contemporaneidade. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta como o Estado interveio na questão social nos anos 1990: Alternativas Alternativa 1: O ideário neoliberal constituiu um importante passo no avanço das políticas públicas, configurando o fortalecimento do Estado Mínimo. Alternativa 2: A Reforma do Aparelho do Estado reduziu sua responsabilidade à frente da questão social, com a descentralização no processo de operacionalização das políticas sociais. Alternativa 3: A retirada do Estado em ações públicas foi uma estratégia social para reduzir a organização e manifestação da classe trabalhadora, por melhores condições de trabalho e vida. Alternativa 4: O afastamento do Estado no planejamento e gerenciamento das políticas públicas culminou na emergência do Serviço Social como profissão para atender a questão social. Alternativa 5: O enfrentamento da questão social nos anos 1990 foi permeado de ações filantrópicas, em especial de cunho religioso, transferindo, dessa forma, a obrigação do Estado em atender os direitos sociais

Respostas

respondido por: Matheusieti
47

Olá!

A alternativa II é a que melhor se aplica como correta.


Bem, durante a década de 1990, os avanços tecnológicos eram eminentes ao longo do mundo, e, com isso, o neoliberalismo passa a se instaurar na nações que queriam crescer economicamente, surgindo um modelo de estado que culminou no individualismo assim como na fragmentação e concorrência em larga escala.


Deste modo, se fez necessário uma atuação maior por parte dos assistentes sociais, visto que quanto mais uma camada da população enriquece, outra é segregada, assim, seu papel se tornou cada vez mais importante, como uma forma de buscar cada vez mais os direitos humanos e a formação justa para todos.


Até mais!

Perguntas similares