A informação contábil tem sido tratada como “bem de domínio público” uma vez que influencia na percepção dos stakeholders em relação à empresa e da sua relação com a sociedade, interferindo na tomada de decisão de todos os agentes que dela se servem (órgãos reguladores, acionistas, clientes, fornecedores e credores, investidores, empregados).
Diante da relevância dessa informação, a empresa deve ter o cuidado de manter e zelar pela manutenção de determinadas características qualitativas e quantitativas da informação contábil. Assinale a alternativa que destaca parte das características que devem ser respeitadas:
A Observação ao regime de caixa e às leis fiscais.
B A forma das relações sempre deve prevalecer em relação a sua essência.
C Somente bens tangíveis devem ser considerados na composição do patrimônio da entidade.
D Relevância, materialidade e tempestividade no fornecimento das informações (observação ao princípio da oportunidade).
E A informação contábil deve respeitar a forma e as qualidades como o corpo diretivo da empresa espera que se forneça disponibilize à sociedade de forma geral.
Respostas
Bom dia,
Vamos analisar cada alternativa:
A - A alternativa está incorreta, no Brasil o regime exigido nas informações contábeis é o Regime de Competência
B - A alternativa está incorreta, uma característica importante das características contábeis é que a essência da transação deve sempre prevalecer à forma descrita em determinado documento.
C - A alternativa está incorreta, bens intangíveis também compõem o patrimônio da entidade, geralmente ficam no subgrupo intangível, localizado no ativo não circulante
D - Esta é a alternativa correta, materialidade, tempestividade e relevância são algumas das características qualitativas das informações contábeis.
E - A alternativa está incorreta, a informação contábil deve obedecer as características qualitativas descritas pelas Normas Brasileiras de Contabilidade
Resposta Correta: LETRA D