Respostas
Existe dois tipos de transportes realizados pelo membrana plasmática:
- Transporte passivo: Sem gasto de energia.
- Transporte ativo: com gasto de energia.
Transportes passivos:
- Difusão simples: o soluto passa de maneira natural pela camada fosfolipídica da membrana plasmática.
- Difusão facilitada: O soluto passa pela membrana plasmática através dos canais proteicos, formada por proteínas integrais na membrana.
- Osmose: Passagem do solvente para o meio mais concentrado, tendendo ao equilíbrio de concentração entre os gradientes.
Transportes ativos:
- Endocitose : fagocitose (envaginação de sólidos), pinocitose (envaginação de líquidos);
- Exocitose: secreção (liberar alguma determinada substância com sua respectiva função), exemplo: Glândulas sudoríparas que liberar o suor e resfriando o nosso corpo quando necessário.
Tipos de gradiente de concentração:
- Hipertônico: meio mais concentrado
- Hipotônico: meio menos concentrado.
- Isotônico: Equilíbrio entre os gradientes.
Resposta:
Difusão simples: as partículas movem-se de um local mais concentrado para outro menos concentrado. Dizemos, nesse caso, que o movimento acontece a favor do gradiente de concentração. A substância atravessa a membrana através da própria membrana ou através de canais. Entre as substâncias que podem ser transportadas desse modo, podemos citar o oxigênio e o gás carbônico.
Difusão facilitada: uma substância é transportada por meio da participação de proteínas presentes na membrana. Essas proteínas são conhecidas como proteínas carregadoras e facilitam o movimento espontâneo das moléculas sem que haja nenhum gasto de energia pela célula. Substâncias como aminoácidos e açúcares podem ser transportadas dessa forma para o interior da célula.
Osmose: é um tipo especial de difusão e, nesse caso, a substância que se difunde pela célula é a água. Nas células, a água difunde-se do meio menos concentrado para o mais concentrado. Se uma célula é colocada, por exemplo, em um meio em que a concentração de soluto (substância dissolvida) é muito maior que a do interior da célula, a tendência da célula é perder água por osmose. Se o contrário ocorre, a célula enche-se de água.
Transporte Ativo
Nesse tipo de transporte, ocorre um gasto de energia, a qual é fornecida para a célula pelo processo de respiração celular. Diferentemente dos outros processos, uma substância corre contra o gradiente de concentração. Como substâncias que podem ser transportadas dessa forma, destacam-se os íons sódio e potássio, que garantem o impulso nervoso.