De acordo com Netto (2011), o conceito de questão social se refere as contradições entre capital e trabalho, que desencadeiam a pobreza e o desemprego no modo de produção capitalista. Por isso, o que se apresenta são as refrações da questão social, que são colocadas de forma individualizada, retirando seu caráter público, e classificando-a como privada. NETTO, J. P. Capitalismo monopolista e serviço social. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2011 (adaptado). Sobre as manifestações da questão social brasileira, avalie as afirmações a seguir com (V) para as Verdadeiras e (F) para as Falsas: I. Desigualdade social. II. Empobrecimento. III. Inclusão. As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Respostas
respondido por:
8
Bom dia !
I. Desigualdade social. Verdadeiro, a desigualdade social faz parte do processo da questão social, uma vez que gira em torno de um conceito capitalista onde o acúmulo de bens, consiste no principal objetivo dela.
II. Empobrecimento. Verdadeira, o empobrecimento também é uma consequencia da questão social, que de modo geral, gestou-se no modo capitalista e faz com que os ricos fiquem mais ricos, e os pobres, mais pobres.
III. Inclusão. Falsa, a inclusão vai contra a questão social e tenta diminuí-la.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás