A Psicologia Jurídica é uma área de especialidade da ciência psicológica emergente quando comparada às áreas tradicionais de formação da Psicologia (escolar, clínica ou ainda organizacional), sendo natural desta especialidade sua interação com o Direito. Há diversos setores da Psicologia Jurídica dentre os mais tradicionais (atuação em Fóruns e Prisões) aos mais inovadores (Mediação e a Autópsia psíquica), segundo França (2004, p. 34) Indique a alternativa que menciona corretamente o conceito de psicologia jurídica e as possíveis interações e objetivos do ramo. Escolha uma:
Respostas
Será objeto de estudo na psicologia jurídica o estudo do homem (sua subjetividade e interações), o seu comportamento e sua relação com o meio em que vive. Correto.
Você esqueceu as alternativas.
Escolha uma:
a.
Tendo em vista que o psicólogo jurídico possui a atribuição de redigir tecnicamente suas percepções e análises, pode-se dizer que sua atividade primordial será a de produzir laudos.
b.
O termo “psicologia jurídica” é o único utilizado para definir a área da psicologia que interage com o sistema jurídico, pois a psicologia forense atribui sua competência para atividades muito divergentes das que se efetivam na psicologia jurídica.
c.
Será objeto de estudo na psicologia jurídica o estudo do homem (sua subjetividade e interações), o seu comportamento e sua relação com o meio em que vive.
d.
Não é objeto da psicologia jurídica as consequências das ações jurídicas sobre os indivíduos em análise, cabendo apenas ao juiz dimensionar os conflitos e os reflexos dos que se relacionam com a justiça.
e.
A Psicologia Jurídica possui métodos teóricos e técnicos próprios que se distanciam dos contidos na ciência da Psicologia em si, porquanto sua interseção com o campo jurídico mantém características muito peculiares, o que impede que se apliquem os métodos hodiernamente empregados na ciência da Psicologia.
Agora podemos:
Partindo deste ponto, notamos que a psicologia jurídica busca explicar o indivíduo e como seu comportamento está ligado a situações externas, sendo essas o gatilho que agrega o auxílio as questões da saúde mental de todos os envolvidos em um processo, desde a vítima até os suspeitos enquanto a psicologia do desenvolvimento auxilia na formação autônoma do aluno.
Além disso, a psicologia jurídica não se limita apenas ao campo do tribunal, abrange também os fóruns e dos cartórios, sendo o psicólogo forense uma peça importante para a avaliação clínica e assistência na justiça criminal.
Mais sobre psicologia:
https://brainly.com.br/tarefa/18833766