• Matéria: História
  • Autor: cassielligabriowwx8z
  • Perguntado 7 anos atrás

apesar de a constituição brasileira assegura a liberdade religiosa, os seguidores das religiões de matriz africana ainda são vítimas de perseguição e de preconceito. em sua opinião por que isso ocorre?

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
336

Isto ainda ocorre tanto por motivos de intolerância religiosa, movida pelo preconceito, fruto de um sistema educacional deficitário e de uma população que ainda desacredita na ciência, e pelo racismo.

O racismo é especialmente presente nos casos de intolerância contra as religiões de matriz afro-brasileira, como o Candomblé e a Umbanda pois estas religiões, associadas ao negro, são associadas no imaginário popular com tudo aquilo de negativo que também se associa ao negro, de modo que são desvalorizadas pela origem africana.

respondido por: eduardospagnolo
0

Apesar da Constituição brasileira assegurar a liberdade religiosa, o Brasil ainda é um país predominantemente católico, e enxerga as outras formas de religião como fora do padrão, portanto a maioria age com preconceito e principalmente com as religiões de matriz africana, sua perseguição é devido a base racista brasileira.

Racismo no Brasil

Sem dúvida alguma o Brasil foi um país que foi construído e mantido por trabalho de africanos e descendentes deles que foram arrancados de suas nações para serem trazidos em condição de trabalho escravo no Brasil.

Ao longo da história, como uma tentativa de neutralizar o escravo e moldá-lo como uma simples mercadoria, tentaram criminalizar seus costumes e proibir sua cultura, porém com muita resistência eles mantiveram elas vivas.

Temos como exemplo disso, a criminalização da capoeira, e outras práticas de religião de matriz africana, que eram tidas como crime no Código Penal Brasileiro até 1932.

Saiba mais sobre "Religiões de Matriz Africana" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/50843811

#SPJ3

Anexos:
Perguntas similares