O crime é um fato típico e antijurídico. Não pode ser confundido com contravenção, que é uma ofensa menos grave, sendo punida com pena de prisão simples ou multa. Elaborado pela professora, 2018. Com relação aos elementos existentes no crime, bem como as formas de se cometer o mesmo, assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: O elemento subjetivo é aquele que diz respeito à materialidade do crime. Alternativa 2: O elemento objetivo é aquele que deve levar em conta as particularidades psíquicas do autor do crime. Alternativa 3: O crime culposo é um crime qualificado pelo resultado, tendo sua pena agravada. Alternativa 4: O crime doloso é aquele em que o agente possui vontade de praticar o ato criminoso ou com a intenção do risco a ser produzido por ele. Alternativa 5: Ao analisarmos uma conduta criminosa não precisamos identificar os dois elementos (objetivo e subjetivo) para que o mesmo aconteça.
Respostas
Olá.
Alternativa 1: O elemento subjetivo é aquele que diz respeito à materialidade do crime.
Incorreto. O elemento subjetivo diz respeito a intenção do agente de cometer ou não o crime (dolo ou culpa).
Alternativa 2: O elemento objetivo é aquele que deve levar em conta as particularidades psíquicas do autor do crime.
Incorreto. O elemento objetivo é a conduta tipificada, por exemplo, matar alguém no crime de homicídio.
Alternativa 3: O crime culposo é um crime qualificado pelo resultado, tendo sua pena agravada.
Incorreto. O crime culposo tem a pena atenuada.
Alternativa 4: O crime doloso é aquele em que o agente possui vontade de praticar o ato criminoso ou com a intenção do risco a ser produzido por ele.
Correto. Diz-se o crime doloso, quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo (art. 18, CP).
Alternativa 5: Ao analisarmos uma conduta criminosa não precisamos identificar os dois elementos (objetivo e subjetivo) para que o mesmo aconteça.
Incorreto. O crime é composto de três elementos: fato típico, antijurídico e culpável. Os elementos objetivos e subjetivos fazem parte do fato típico e se estiverem ausentes, não termos fato típico, logo, não há crime.
Resposta:
Alternativa 4: O crime doloso é aquele em que o agente possui vontade de praticar o ato criminoso ou com a intenção do risco a ser produzido por ele.
Explicação: