Quando falamos em democracia contemporânea, temos como principal característica a ideia de representação, o exercício da participação passa a ser indireto, através de voto e eleição. Estamos diante de uma democracia representativa, que se exerce por meio de representantes e assim delegamos a um número menor de cidadãos o exercício da participação direta, o que traz alguns dilemas para a democracia. Enunciado elaborado com base em MEDEIROS, Pedro. Uma introdução à Teoria da Democracia. Curitiba: Intersaberes. 2016. Capitulo 1. Tendo como base os conteúdos discutidos na aula 1 de Teoria da Democracia, e a passagem anterior, assinale a alternativa que descreve corretamente um dos mais expressivos dilemas das democracia contemporâneas. A Como garantir que os representantes de fato falem e ajam em nome dos interesses daqueles a quem representam. B Como construir mecanismos para consulta à população em audiências públicas. C Como utilizar as tecnologias da comunicação para criar espaços de debate sobre questões públicas. D Como desenvolver os meios para que os cidadãos elejam seus representantes. E Como diversificar as fontes com as quais os cidadãos obtêm informação para a decisão do voto
Respostas
respondido por:
4
Olá,
Tendo como base os conteúdos da Teoria da Democracia, ao falarmos de uma democracia representativa, fica claro que um dos maiores desafio atuais está na hora de escolher o representante, mas principalmente o que tal representante fará após ser eleito.
Nada garante que ele cumpra com suas promessas de campanha e realmente defenda os interesses de seus eleitores. Por isso é difícil mensurar se os representantes de fato falem e ajam em nome dos interesses do seu eleitor.
Letra A.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás