• Matéria: História
  • Autor: emeekf
  • Perguntado 8 anos atrás

Com o auxílio de missionários e exploradores, foi iniciado o reconhecimento das terras e populações africanas pelos europeus. Quanto à escravidão, essa prática foi vista de um modo geral pelos missionários. A esse respeito, analise o trecho a seguir, escrito pelo padre Cristóvão da Gouveia, ao visitar o Brasil e se deparar com a escravidão aqui existente.

“Nas fazendas e engenhos, há grande cópia de escravos, os quais nunca ouvem missa, ainda que tenha neles sacerdotes que as digam, por serem as Igrejas pequenas e os escravos andarem nus; e, pelo mal cheiro, não os deixam os seus senhores Portugueses estar dentro nem fora das Igrejas. Além disso, logo em amanhecendo, nos dias santos, vão buscar de comer pelos matos, por seus senhores não lhos dar. Pelo que nos parece que seria de muito serviço de Nosso Senhor, alcançar do Papa que estendesse o privilégio que temos de dizer duas missas ao dia em diversos lugares, a dizerem-se no mesmo lugar, em diversos tempos. Uma logo pela manhã, aos escravos; e outra, aos portugueses, como se costuma. E se este privilégio se estende aos clérigos seculares, para o mesmo efeito, seria grande bem, porque todas estas 14 ou 20 mil almas parece que não teem mais o nome de cristãos e tudo o mais de gentio, nem assim se poderão slavar, se não forem melhor cultivados e ensinados nas coisas da fé”.
LEITE, Serafim. História da Companhia de Jesus no Brasil. Rio de Janeiro: Portugália, 1945, vol VII, p. 355-356

Com base no excerto acima, assinale a alternativa que apresenta, de um modo geral, a preocupação que os missionários europeus tinham em relação a evangelização dos escravos.



Respostas:

a) O combate à escravidão, pois condenavam veementemente essa prática.

b) Entendiam a escravidão como algo que dificultava a evangelização dos africanos ao cristianismo.

c) Compreendiam que o livre arbítrio era essencial e, portanto, uma evangelização via escravização não seria eficaz.

d) Compreendiam a necessidade de converter os africanos ao cristianismo, embora não modificando os demais comportamentos que se referiam a sua cultura de origem.

e) Entendiam a escravidão enquanto um meio de conversão dos africanos cativos ao cristianismo e aos costumes ocidentais, considerados mais apropriados.

Respostas

respondido por: Sabrinaalmeid4
23

Oi,


e) Entendiam a escravidão enquanto um meio de conversão dos africanos cativos ao cristianismo e aos costumes ocidentais, considerados mais apropriados.


Observando a questão vemos que os padres em expedição acreditavam que os escravos precisavam ser convertidos para as suas crenças pois eram mais adequadas e assim conseguiriam salvar algumas almas, isso sem alterar a ideia da escravidão.


Era a necessidade de fazer com que os costumes ocidentais fossem aplicados a todos e não somente aos senhores, e como os escravos não poderiam entrar em igrejas, que houvesse então uma missa com eles, para que suas almas sejam salvas.

respondido por: AG37
4

Resposta:

Explicação:

Perguntas similares