• Matéria: História
  • Autor: rayolgiovanna
  • Perguntado 7 anos atrás

sobre a queda de Roma,explique duas de suas causas e como a crise da escravidão alterou a foram de mão de obra na Europa.

Respostas

respondido por: RavenaOFC
2

A decadência do Império Romano estava relacionada, primeiramente, com a crise do sistema escravista, este arrecadava muito dinheiro, mas também obtinha custos de mesma proporção.

Com o passar do tempo, a falta de escravos determinava um natural processo de retração econômica, já que os proprietários de terra não poderiam arcar com a exploração de todas as terras disponíveis para a atividade agrícola.

Uma vez instalada tal retração da economia romana, o Estado sofria com a diminuição significativa na arrecadação de impostos que lhe fornecia sustento. A falta desses recursos fazia com que os enormes gastos destinados ao exército fossem sensivelmente diminuídos. De modo direto, a imposição desse problema financeiro enfraquecia os contingentes militares que realizavam a proteção das fronteiras romanas, até então, já pressionadas com o avanço dos povos bárbaros.

Nesse cenário de desestruturação, podemos ver que os grandes proprietários de terra passaram a realizar o arrendamento de suas terras como meio de garantir a exploração econômica das mesmas. Plebeus vindos das cidades (em crise por conta da retração das atividades comerciais), escravos libertos e pequenos agricultores livres, ganhavam o direito de exploração das terras oferecendo em troca, o emprego de sua mão de obra nas terras do proprietário.

Perguntas similares