Respostas
O Brexit è basicamente a saida do Reino Unido( Bre ) da União Europeia (xit )= Brexit.
A moeda do Reino Unido è a libra, que è mais valorizado do que o euro, mas todos os paises que fazem parte da União Europeia são "obrigados" a usar o euro como moeda, então para o Reino Unido não estava sendo vantajoso.
É bom não esquecer que os britânicos sempre tiveram um pé atrás: entraram tardiamente na então Comunidade Européia e não estão entre os signatários do Tratado de Maastrich, que criou a zona do euro e a moeda única.
No Reino Unido, há dois setores sociais que nunca ficaram contentes com a adesão a Europa. Há uma parcela da elite britânica que é saudosista da época do Império. Estes se dividem em dois blocos: o mais radical é o UKIP, Partido para a Independência do Reino Unido, liderado pelo radical Nagel Farage. O outro, mais soft, está alojado dentro do partido conservador. Ambos não descansaram enquanto o agora ex-primeiro-ministro David Cameron, convocasse o referendum. O segundo é um setor social mais amplo, não organizado formalmente, e se espalha do meio para o norte da Inglaterra, tendo como centro a cidade de Birmingham. Este setor também tem ressonância no País de Gales. Nestas regiões a população enfrenta um processo lento e longo de desindustrialização, muitas cidades estão estagnadas a décadas. Foram estes setores que se identificaram com o bordão “lets take back control” (retomar o controle) e deram a vitória aos que propunham “Sair” (leave).