De acordo com a escola de Frankfurt, a indústria cultural: Escolha uma: a. afeta a subjetividade dos indivíduos ao levá-los, na maioria das vezes, à homogeneização do pensamento, fato prejudicial a formação da consciência critica. b. contribui essencialmente para a formação dos dissensos, tão necessários a formação da consciência crítica. c. opera somente no nível da objetividade e não chega a afetar a subjetividade dos indivíduos. d. opera sempre no nível da razão comunicativa emancipatória e promove a conscientização critica e ética.
Respostas
Bom dia!
a. afeta a subjetividade dos indivíduos ao levá-los, na maioria das vezes, à homogeneização do pensamento, fato prejudicial a formação da consciência critica. Verdadeira, a cultura industrial tem como objetivo principal o crescimento do capitalismo e do seu poder através da massificação do pensamento, bem como, a formação do entendimento do senso comum, que leva ao consumismo desenfreado e desnecessário entre a sociedade.
. b. contribui essencialmente para a formação dos dissensos, tão necessários a formação da consciência crítica. Falsa, a cultura industrial tem como objetivo alienar as grandes massas de modo a manipulá-las.
c. opera somente no nível da objetividade e não chega a afetar a subjetividade dos indivíduos. Falsa, ela opera em um n[ivel objetivo e subjetivo, fazendo que o sujeito não consiga desenvolver pensamento crítico sobre sua ação.
d. opera sempre no nível da razão comunicativa emancipatória e promove a conscientização critica e ética. Falsa, a cultura industrial supera-se no fato de muitas vezes ser amoral, repressiva e antiética.