• Matéria: Geografia
  • Autor: ricardogallo4010
  • Perguntado 8 anos atrás

Qual o nome e as características naturais da regiao agrícola em que a cidade de correntina esta inserida

Respostas

respondido por: drrykavenpdhvor
10

A cerâmica é um importante material para a disciplina científica conhecida como arqueologia (disciplina que estuda os modos de vida e as culturas de um povo, através dos vestígios materiais).

Os arqueólogos tem a cerâmica como uma grande aliada nesse sentido, até porque ela faz parte de alguns materiais que resistiram ao tempo e seus achados colaboram, até hoje, para transmitir o modo de vida dos nossos antepassados.

Flávia Almeida, em seu artigo sobre a história da cerâmica, cita o antropólogo Lévi-Strauss, ao comentar sobre uma das diversas origens mitológicas da argila na terra e a ligação da mesma com as mulheres, através de um mito Jivaro (uma tribo que fica localizada na fronteira entre Equador e o Peru). Argila para esse povo se apresenta na palavra NUI e eles tinham, no mito da cerâmica, uma relação com a criação do mundo.

“[…] a abóboda celeste é uma grande tigela azul de cerâmica. Foi com barro que o Criador fez Nantu, a Lua, que irá se casar com Sol, e é com argila que ela modela um filho, em seguida destruído pelo Engolevento. Esse filho recebe o nome de Nuhi (cf. nui, “argila”) e após sua morte, seu corpo transformou-se na terra em que hoje vivemos. O autor continua a descrição deste mesmo mito, afirmando que Sol e Lua tiveram como descendentes o Preguiça, o Boto, o Caititu e a Mandioca, uma filha e depois disso ficaram estéreis. A mãe de ambos lhes entregou dois ovos: um se perdeu e do outro nasceu Mika, uma menina. Mais tarde Mika se casaria com Unushi, seu irmão Preguiça. Mika além de ser a padroeira da cerâmica, é também o nome ritualístico dos grandes vasos cerâmicos em que se coloca a chicha* a ser consumida nas cerimônias. Lévi-Strauss cita que o antropólogo Karsten destacou a proximidade fonética das palavras mulher “nua” e cerâmica “nui”. “Já apontei alhures” – diz ele – “para a interessante conexão entre a mulher, de quem a cerâmica é uma das atribuições, e a terra ou argila que ela utiliza. No pensamento dos índios, o vaso de argila é uma mulher.”

respondido por: mirianefs2015
24

Resposta:

Cerrado planificado, sem florestas de galeria

Explicação:

Perguntas similares