O Rio de Janeiro pela Ótica dos Viajantes
A Abertura dos portos brasileiros às nações estrangeiras trouxe ao Brasil um grande número de comerciantes, cientistas e curiosos de diversas partes do mundo. Boa parte deles escreveu diários de viagem, contando suas experiências no país. Muitos desses relatos ou crônicas foram publicados na Europa e traduzidos para diversas línguas, constituindo uma fonte preciosa de informação sobre a sociedade brasileira do século XIX.
Esses viajantes enxergaram o Brasil com olhos de europeu. Ficavam encantados com a exuberância da flora e da fauna brasileira, mas chocados com alguns costumes da colônia. Descreviam os habitantes do Rio de Janeiro, por exemplo, como hospitaleiros, de fala fluente, bom humor e aparência maliciosa faceira. No entanto, criticavam a ignorância, os maus modos e a falta de higiene.
Os viajantes observaram também a maneira “antiquada” e pouco refinada com que se vestia a elite carioca à época em que chegou D. João. Isso era consequência do isolamento da colônia, que não recebia a moda em voga na Europa.
Outro costume que chocou os viajantes foi a reclusão das mulheres das famílias ricas. Elas viam o mundo por detrás das janelas de suas casas. Permaneciam sempre escondidas, mal podendo ser vistas pelos transeuntes. No Brasil Colônia, homens ilustres, como o padre Vieira, diziam que a mulher só devia sair de casa em três ocasiões: no batismo, no casamento e no próprio enterro. Ruas e praças eram ocupadas por homens livres e especialmente pelos escravos. A mulher saía apenas para ir à missa em dias santos. Mesmo assim, mantinha seu rosto oculto sob chales ou pela cortina da cadeirinha (veículo de transporte carregado por escravos).
Muitos desses hábitos e costumes se modificaram profundamente com a instalação de D. João e sua corte no Brasil.
1. Aponte as principais razões dos hábitos do Brasil Colônia serem tão diferentes dos viajantes que os visitava.
2. De acordo com seus conhecimentos prévios sobre os costumes medievais e modernos, explique por que o tratamento das jovens mulheres ricas foram tão chocantes aos viajantes europeus.
Preciso das respostas pfv!
Respostas
1 - Os hábitos e costumes de um povo são uma consequência, em parte, da realidade social em que vivem, da influência de seus antepassados e da realidade geográfica de seu país, de modo que as roupas que vestiam, o modo como falavam e a situação de miséria e ignorância em que viviam espantavam os "visitantes" europeus, mas eram explicados pelo fato de ser o modo como estas pessoas haviam se adaptado à sua realidade.
2 - Os europeus que visitavam o Brasil no Século XIX já eram sujeitos do século das luzes, de modo que conheciam as ideias iluministas da valorização da ciência e do combate aos preconceitos, de modo que o comportamento das mulheres brasileiras chocou os visitantes pois consideravam que era um comportamento retrógrado, medieval, inadequado para pessoas letradas.