2)
O controle da expressão gênica é imprescindível para manutenção das atividades celulares. É através dela que a célula coordena os seus processos de modo a não desperdiçar energia em algo desnecessário no momento, ou ainda para exercer corretamente suas funções. Um dos fatores essenciais envolvidos no controle da expressão gênica em eucariotos consiste do nível de condensação do seu DNA. Quão maior a compactação da fita, mais dificultoso o acesso dos fatores de transcrição a sequência dos nucleotídeos.
Considerando a dinamicidade do processo de expressão gênica, entendemos que o seu controle em eucariotos pode ser exercido durante a sequência dos eventos descritos a seguir. Analise e ordene a sequência correta dos fatos:
( ) Regulação da tradução (a regulação da síntese proteica impede a produção de macromoléculas).
( ) Fase de transcrição (o pré-RNAm não será produzido).
( ) Fase de processamento do RNAm (neste ponto o pré-RNAm não será processado e por conseguinte não será um RNAm maduro capaz de ser traduzido em proteínas) e Degradação do RNAm (devido a degradação a tradução é reduzida, paralisada ou impedida).
( ) Endereçamento e transporte proteico (o controle sobre o transporte de determinadas proteínas vai impedir que a célula receptora expresse a informação).
( ) Degradação de proteínas (pode ocorrer a desnaturação das proteínas, retornando-a assim a aminoácidos).
( ) Regulação do processamento proteico (intervenção no processamento da proteína alterando sua conformação tridimensional).
Assinale a alternativa que contém a ordem correta dos argumentos:
Alternativas:
a)
3 - 1 - 2 - 6 - 5 - 4.
b)
3 - 2 - 1 - 4 - 5 - 6.
c)
1 - 2 - 3 - 6 - 5 - 4.
d)
6 - 5 - 4 - 3 - 2 - 1.
e)
1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6.
Respostas
Olá!
A expressão gênica é o processo pelo qual todos os microrganismos procariótas e células eucariótas transformam a informação codificada por ácidos nucléicos em proteínas necessárias para seu desenvolvimento, funcionamento e reprodução com outros organismos. A expressão gênica é fundamental para a criação de um fenótipo.
As diferentes possibilidades de regulação da expressão gênica em organismos eucarióticos são:
- I. Nível de Cromatina
- II. Nível de transcrição
- III Nível pós-transcricional
- IV. Nível de tradução
- V. Nível pós-traducional.
Assim a sequência correta dos fatos é:
- (3) Fase de processamento do RNAm
- (2) Fase de transcrição
- (1) Regulação da tradução
- (4) Endereçamento e transporte proteico
- (5) Degradação de proteínas
- (6) Regulação do processamento proteico
Alternativa correta: b) 3 - 2 - 1 - 4 - 5 - 6.
Resposta:
Resposta correta: a) 3 - 1 - 2 - 6 - 5 - 4.
1. Fase de transcrição: fatores impedem que o pré-RNAm seja produzido.
2. Fase de processamento do RNAm: o pré-RNAm não é processado e não se torna um RNAm maduro, capaz de ser traduzido em proteínas. Logo em seguida ocorre a Degradação de RNAm em nucleotídeos: as fitas de RNAm maduro são degradadas, impedindo, reduzindo ou paralisando a tradução.
3. Regulação da tradução: o processo de síntese proteica pode ser regulado, impedindo a produção das macromoléculas.
4. Regulação do processamento de proteínas: após a síntese, as proteínas necessitam de processamento para atingirem sua estrutura tridimensional (forma ótima de funcionamento).
5. Degradação de proteínas: as proteínas produzidas podem ser desnaturadas e perder até sua estrutura primária, sendo degradada novamente em aminoácidos.
6. Endereçamento e transporte de proteínas: após sua produção, o transporte de determinadas proteínas pode ser controlado, o que impede que a célula receptora expresse a informação.
Explicação:
Corrigido pelo AVA.