A liberdade sindical, com relação ao Direito Coletivo do Trabalho, é uma falsa ilusão criada pelo Estado, para que toda a organização sindical se organize independente de interferência do mesmo. Todavia, muitas limitações existem com relação à liberdade.

BENEDITO, M. H. L. Legislação Trabalhista e Relações Sindicais. Maringá: UniCesumar, 2018.

Analise as afirmações abaixo sobre as limitações ao princípio da liberdade sindical:

I. A base territorial de um sindicato será estabelecida pelo próprio Estado, que decidirá quais trabalhadores e empregadores ele irá atingir.
II. A unicidade sindical não deve ser confundida com a unidade sindical, pois nesta segunda o sindicato único não decorre de imposição legal, mas sim de livre decisão tomada pelos próprios interessados.
III. A Constituição Federal de 1988 exige que seja observada a base territorial mínima do sindicato, não podendo ser inferior à área de um Município.
IV. A unicidade sindical é o sistema no qual a lei exige que apenas um ente sindical seja representativo de determinada categoria, em certo espaço territorial.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II e III, apenas.

Alternativa 3:
III e IV, apenas.

Alternativa 4:
I, II e III, apenas.

Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.

Respostas

respondido por: soniaghizoni
11

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.


respondido por: anapaularochasousa
16

R: II, III e IV. pg 159 do livro unicesumar.

I falsa pois fala que A base territorial de um sindicato será estabelecida pelo próprio Estado. quando na verdade cabe aos trabalhadores e empregados estabelecerem a base territorial do sindicato.

Perguntas similares