No texto a seguir, Alves (2010, p. 16) destaca a importância do método na teoria de marxiana para a compreensão da mudança social.
Em seu método, Marx fala de homens em relação a sua forma de produção da vida. Com isso rompe com a antologia de que o ponto de partida para a transformação da sociedade é a mudança do indivíduo. Para ele não há mudança sem mudar as relações sociais. Para Marx as categorias econômicas são apenas abstrações das relações reais e perduram enquanto perdurarem tais relações. Os homens produzem mercadorias, daí produzem ideias (categorias), ou seja, expressão abstrata das relações materiais, ou melhor: os homens produzem mercadorias, daí produzem ideias que são as categorias abstratas das relações sociais. As categorias são produtos históricos e transitórios.
Marx e Engels apresentaram o materialismo histórico-dialético como o método adequado para análise da vida social e de suas contradições. Nessa perspectiva, analise as afirmações que se seguem.
I. A vida material determina a consciência.
II. A economia é a base de toda a vida social.
III. A luta de classes é o motor da história da humanidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
Alternativas:
a)
As afirmativas I e II estão corretas.
b)
As afirmativas II e III estão corretas.
c)
Somente a afirmativa I está correta.
d)
Somente a afirmativa III está correta.
e)
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Respostas
respondido por:
3
I é falsa, pois a vida material não determina a consciência privada, apesar de determinar bastante as condições materiais nas quais esta consciência efetivamente se desenvolve.
II é verdadeira, pois a economia, os processos de troca e produção, são fundamentais em toda a vida social, é ela que determina muitas das características dos sujeitos.
III é verdadeira, pois a luta de classes antagônicas, segundo Marx, determinou todas as mudanças importantes na história da humanidade, como a Revolução Francesa e o fim do feudalismo.
É correta a alternativa B.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás