Émile Durkheim é um autor extremamente importante para a Sociologia como ciência, pois desde que assume a função de encarregado de cursos da Universidade de Bordéus se dedica a criar uma cátedra exclusiva dedicada à Sociologia e seus escritos caminham no sentido de mostrar a Sociologia como uma ciência autônoma das demais ciências sociais
Respostas
A pergunta está incompleta, mas é possível encontrar o restante aqui mesmo no site.
Eis o restante da questão:
Sabendo disto analise as afirmações abaixo:
I.Segundo o pensamento de Durkheim a sociedade deve ser compreendida como um conjunto de ideais, constantemente alimentado pelos homens que fazem parte dela.
II.Para o pensamento de Durkheim cada sociedade produz seus ideais e os homens aprendem estes ideais e passam a se comportar de acordo com eles.
III.Para Durkheim certas formas de agir, pensar e sentir não são definidas pelo próprio indivíduo, que elas foram definidas fora do indivíduo, foram definidas pela sociedade
Sobre o pensamento de Durkheim pode-se considerar que:
Alternativas:
a) Somente a afirmação I está correta
b) Somente as afirmações I e II estão corretas
c) Somente as afirmações I e III estão corretas
d) Somente as afirmações II e III estão corretas
e) As afirmações I, II e III estão corretas
Agora a resposta:
A afirmativa I é verdadeira, pois a sociedade é algo que ultrapassa o simples conjunto de indivíduos que a compõem, representando também os ideais e os fatos sociais que ajudam a construir estes indivíduos, de modo que uma pessoa criada em uma sociedade X terá certas características que não necessariamente encontraremos em uma pessoa criada na sociedade Y.
A afirmativa II é verdadeira, pois os fatos sociais agem diretamente sobre o comportamento dos sujeitos, sobre os quais é possível realizar uma série de previsões mesmo que só se conheça a sociedade de onde vieram. Durkheim citava como exemplo as médias de suicídio, que variavam de acordo com as sociedades.
A afirmativa III é verdadeira, pois estas formas de agir são formadas pela influência do meio social, de modo que algumas formas de agir são mais ou menos prováveis a depender do contexto social do sujeito.
É correta a alternativa E.