Respostas
Os movimentos sociais são os meios de intervenção direta no contexto político que os grupos minoritários possuem.
Os movimentos sociais, que se referem à ação coletiva de uma grupo organizado, que tem como objetivo alcançar mudanças sociais. Seja por meio da política, conforme valores e ideologias de uma determinada sociedade e de um contexto histórico específico. Esses movimentos podem trazer mudança, transição, ou até mesmo uma revolução.
A existência desses movimentos são importantes para a sociedade. As causas são muitas, seja pelo movimento operário, movimento negro, estudantil, trabalhadores do campo, feminista, ambientalista, da luta contra a homofobia, separatista, marxista, socialista, comunista, entre outros.
Alguns movimentos possuem atuação centralizada em algumas regiões, mas outros possuem expansão e visibilidade devido à globalização. A comunicação e veiculação da informação rompem com as fronteiras geográficas e ganham adeptos em todo o mundo.
Para o sociólogo e ativista dos direitos humanos brasileiro, Herbert José de Souza “um país não muda pela sua economia, sua política e nem mesmo sua ciência. Muda sim, pela cultura”. A democracia defendida por ele não é um modelo ou uma estrutura acabada, é algo que constantemente deve ser recriado. A busca para ser livre, igual e diverso é um princípio que deve fermentar nossos sonhos e ter a democracia como um guia para a intervenção.