• Matéria: Direito
  • Autor: oliveirarafaelpcp52h
  • Perguntado 8 anos atrás

3)
Os exames realizados após a prática de um crime com emprego de arma de fogo são essenciais para apurar a materialidade do crime e, em algumas circunstâncias, a própria autoria do delito. Com base nisso, analise as proposições abaixo e identifique a alternativa correta:
I - O exame residuográfico, além de apresentar um resultado normalmente seguro e correto, avalia a impressões digitais deixadas pelo atirador em um dos componentes da arma.
II - A munição não pode ser submetida a teste de eficiência, já que, uma vez testada, será impossível realizar a contraprova para refutar as conclusões do perito.
III - Com a tecnologia e o conhecimento atuais, é possível confirmar se um tiro foi deflagrado de forma acidental ou se foi armado e disparado de forma proposital.

Alternativas:
a)
A assertiva I está correta apenas;
b)
Somente as assertivas I e II estão corretas;
c)
Somente as assertivas II e III estão corretas;
d)
Somente as assertivas I e III estão corretas;
e)
Somente a assertiva III está correta.

Respostas

respondido por: maarigibson
7

A alternativa correta é a C.

I – FALSO. O exame residuográfico é responsável por apresentar conclusões com a coleta de resíduos da “chama inicial” de um disparo de arma de fogo, apontando a presença ou não de pólvora e chumbo no suposto atirador.

II – VERDADEIRO. Os testes de eficiência são feitos para as armas de fogo. Para os projéteis, realiza-se o exame de comparação balística.

III – VERDADEIRO. Através dos exames que analisam a situação como um todo, é possível afirmar a forma que o tiro foi deflagrado, dentre outras variáveis.

respondido por: EvandroNE
3

Resposta letra e) Somente a assertiva III está correta


I - ERRADO -Não avalia impressões digitais

II - ERRADO Assim como as armas serão objetos de perícia para apurar o seu funcionamento, as munições também estarão sujeitas ao exame de eficiência pelas mesmas razões. Munição que não pode ser deflagrada não é munição no sentido estrito. Dessa forma, tão logo a munição é entregue ao perito, ele avaliará o estado de conservação da arma e anotará suas observações, atentando-se para a existência de corrosões, danos visíveis ou qualquer fator relevante para a configuração do ilícito.

III - CORRETO

Perguntas similares