• Matéria: Português
  • Autor: wingridfrancieli
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia o trecho do texto a seguir:

Não é por acaso que o período que examinamos presencia o aparecimento da moderna estética, ou a filosofia da arte. Foi principalmente dessa época, das obras de Kant, Hegel, Schiller, Coleridge e outros, que herdamos nossas ideias contemporâneas do símbolo e da experiência estética, da harmonia estética e da natureza excepcional do objeto de arte. Antes, homens e mulheres haviam escrito poemas, montado peças ou pintado quadros com finalidades variadas, enquanto outros haviam lido ou visto essas obras de arte de diferentes maneiras. Agora, estas práticas concretas, historicamente variáveis, estavam sendo reunidas em uma faculdade especial, misteriosa, conhecida como a estética, e uma nova geração de estetas procurava revelar as suas estruturas mais íntimas. Tais questões já haviam sido levantadas antes, mas agora começaram a adquirir nova significação. A suposição de que havia um objeto imutável conhecido como arte, ou uma experiência passível de ser isolada, chamada beleza ou estética, foi em grande parte produto da própria alienação da arte em relação à vida social, já mencionada anteriormente. Se a literatura havia deixado de ter qualquer função óbvia se o escritor já não era uma figura tradicional a soldo da corte, da igreja ou de um mecenas aristocrático então era possível usar esse fato em favor da literatura. Toda a razão de ser da escrita criativa era a sua gloriosa inutilidade, um fim em si mesmo, altaneiramente distante de qualquer propósito social sórdido. Tendo perdido seu protetor, o escritor descobriu no poético um substituto para ele. De fato, é um tanto improvável que a Ilíada fosse considerada arte pelos antigos gregos, no mesmo sentido em que uma catedral era um artefato para a Idade Média ou as obras de Andy Warhol são arte para nós; a estética, porém, teve o efeito de suprimir essas diferenças históricas. A arte foi isolada das práticas matérias, das relações sociais e dos significados ideológicos com os quais sempre havia se relacionado, e elevada à condição de um fetiche solitário (EAGLETON, 2006, p.30, 31 e 32, grifo do autor).

(EAGLETON, Terry. Teoria da literatura. Uma introdução. 6ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2006.)

Considere tudo o que foi dito sobre estética, arte e períodos; atente-se para as afirmações:

I. A estética foi uma nova forma de abordagem da estrutura da obra de arte. Ela acreditava na imutabilidade da obra de arte como objeto.

II. A estética preocupava-se com o problema social e político da criação literária e em função disso decidiu que o melhor caminho era suprimi-los do ato crítico.

III. Considerando a arte um objeto de estudo fixo, a estética focou mais ainda nas condições políticas do criador literário.

IV. A estética foi responsável pelo isolamento da obra de arte, sua condição social e ideológica foi suprimida em detrimento da individualidade.

V. O distanciamento proposto pela estética entre a obra e a sociedade foi a causadora de sua visão como corrente alienada em relação à crítica literária.

É correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)

apenas I, II e IV.
b)

apenas III, IV e V.
c)

apenas II, IV e V.
d)

apenas I, IV e V.
e)

apenas II, III e IV.

Respostas

respondido por: medeirosju123
13

d)

apenas I, IV e V.



anaedson2014pdm3xv: qual a resposta da pergunta 1 alguém sabe me dizer
Crisgoli: A resposta da numero 1 é a letra B
respondido por: ostpedro
6

Resposta:

Adg2 - Teoria da Literatura  2020

1) Leia o trecho do texto a seguir:

 

“O estruturalismo teve grande impacto na linguística e na antropologia (Claude Lévi-Strauss), embora posteriormente se desenvolvesse em outras ciências. O estruturalismo rompeu o discurso da Modernidade em duas metades: a estrutura, um simulacro de uma função (Barthes), regula todas as aparências (o concreto, o particular, o histórico). Postula um ‘proveito’ do empírico e do histórico. Já que a estrutura regula a história, ela transcende a história.

Lembre-se de tudo o que aprendeu sobre as diferentes correntes de teoria literária e sobre as características dos períodos literários. Considere todas as ponderações do autor sobre as características do estruturalismo a assinale a alternativa que se adeque às suas proposições:

Alternativas:

a) Foucault e Derrida denunciam, no estruturalismo, a sua construção de reflexão e a forma como ele lida tanto com a linguagem e o pensamento quanto com a ideia de sujeito e de discurso.

RESPOSTA É A LETRA A

2) Leia o trecho do texto a seguir:

“Do ponto de vista de Freud, a literatura é vista como o cumprimento do desejo ou da satisfação da fantasia de desejos negados pelo princípio da realidade ou proibidos por códigos morais.  (...) ” (SAMUEL, 2011, p.86 e 87).

 

O autor argumenta sobre a relação entre teoria literária e a teoria psicanalítica. Tendo isso em mente considere as afirmações, sendo V para Verdadeira e F para Falso:

(   ) A psicanálise vê a produção artística como forma de expressão simbólico do conteúdo psíquico reprimido.

(   ) A psicanálise é um recurso teórico para a análise do texto literário, mas só se aplica a poesia.

(   ) O estudo dos símbolos no campo da literatura se deve, em grande parte, ao campo da psicanálise.

(   ) Freud recorreu a literatura para exemplificar grande parte de seus conceitos psicanalíticos.

(   ) Lacan ajudou Freud a desenvolver sua teoria e foi encarregado de cuidar da parte linguística da psicanálise.

 

Sobre as afirmações apresentadas, escolha a alternativa que apresenta a ordem correta:

Alternativas:

e) V-F-V-V-F  - RESPOSTA CORRETA

3) Leia o trecho do texto a seguir:

“Não é por acaso que o período que examinamos presencia o aparecimento da moderna ‘estética’, ou a filosofia da arte. Foi principalmente dessa época, das obras de Kant, Hegel, Schiller, Coleridge e outros, que herdamos nossas ideias contemporâneas do ‘símbolo’ e da ‘experiência estética’, da ‘harmonia estética’ e da natureza excepcional do objeto de arte. (....)

Considere tudo o que foi dito sobre estética, arte e períodos; atente-se parar as afirmações:

 

I. A estética foi uma nova forma de abordagem da estrutura da obra de arte. Ela acreditava na imutabilidade da obra de arte como objeto.

II. A estética preocupava-se com o problema social e político da criação literária e em função disso decidiu que o melhor caminho era suprimi-los do ato crítico.

III. Considerando a arte um objeto de estudo fixo, a estética focou mais ainda nas condições políticas do criador literário.

IV. A estética foi responsável pelo isolamento da obra de arte, sua condição social e ideológica foi suprimida em detrimento da individualidade.

V. O distanciamento proposto pela estética entre a obra e a sociedade foi a causadora de sua visão como corrente alienada em relação à crítica literária.

De acordo com o que diz o autor, escolha abaixo a alternativa que contém os itens considerados corretos:

Alternativas:

d) I, IV e V. - RESPOSTA CORRETA

4) Leia o trecho do texto a seguir:

 

“Parece-nos muito importante, ainda, sublinhar que o trabalho de invenção individuante do escritor não é realizável apenas no âmbito da negatividade, ou seja, provocando a entrada em crise e em dissolução ou, mais drasticamente, provocando a subversão violenta e global do código, já que tal ideia pressupõe a estrita imperatividade intrínseca do código literário, perante a qual caberiam ao emissor tão-só a sujeição ou a revolta.  (....)

 

O autor argumenta sobre o papel do autor, sobre o código literário, a semiótica e a criação literária. Tendo isso em mente considere as afirmações, assinalando V para Verdadeira e F para Falso:

 

( f  ) O autor só pode adotar uma postura diante da autoridade do código literário, é a sujeição.

(  ) O código literário é ambíguo, pois se rege as normas, também fornece os elementos necessários para a subversão.

( f  ) O código é uma instância repressiva da qual o autor tem que se livrar e superar para poder criar um texto de qualidade.

(  ) O código literário, de acordo com as afirmações do autor, comporta virtualidades e indeterminações.

(  v ) Segundo o autor a normatividade do código literário é indispensável e representa um horizonte de possibilidades a ser explorado pelo autor/emissor.

 

Sobre as afirmações apresentadas, escolha a alternativa que apresenta a ordem correta:

Alternativas:

c) F-V-F-V-V  - RESPOSTA CORRETA

Explicação:

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