Leia o trecho a seguir acerca das condições pelas quais a literatura tem sua capacidade de expressão delimitada:
Como se conclui [...] a literatura como processo de semiose pressupõe necessariamente a existência de uma langue, de um sistema, de um vocabulário e de uma gramática, de normas e convenções. Esta concepção de literatura como sistema semiótico teoreticamente elaborada, sob o signo da linguística saussuriana, desde o formalismo russo e o estruturalismo checo até a semiótica soviética e às contemporâneas teorias semiótico-comunicacionais da literatura pode-se considerar como o fundamento de qualquer teoria científica da literatura [...] as estruturas do texto literário concreto, os seus traços idiolectais da formada expressão e da forma do conteúdo, os seus significados mais originais e inesperados, têm como condição necessária de existência a existência prévia e a mediação do polissistema da literatura. Nem dado momento histórico e numa dada comunidade literária, não se pode escrever nem se pode ler um texto literário de qualquer modo, no exercício de uma liberdade e de uma criatividade demiúrgicas. Falar, escrever, comunicar, interpretar um texto, etc., são atividades institucionalizadas, que, pressupõem um saber tácito e um saber explícito, modelos, convenções e normas, que se realizam sob a interação de fatores e circunstâncias de impositividade e de liberdade semióticas (SILVA, 2011, p.412 e 413, grifos do autor).
(SILVA, Vitor Manuel de Aguiar e. Teoria da literatura. 6 ed. Coimbra: Almedina, 2006.)
Acerca do trecho lido, assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta:
Alternativas:
a)
Para Silva, qualquer teoria científica da literatura deve se fundamentar na concepção de literatura como um sistema semiótico, que pressupõe normas e convenções.
b)
Para Silva, qualquer teoria científica da literatura deve se fundamentar na concepção de literatura como um sistema linguístico, que pressupõe normas e convenções.
c)
Para Silva, qualquer teoria científica da literatura deve se fundamentar na concepção de literatura como um sistema semiótico, que exclui normas e convenções.
d)
Para Silva, qualquer teoria científica da linguística deve se fundamentar na concepção de literatura como um sistema semiótico, que pressupõe normas e convenções.
e)
Para Silva, qualquer teoria científica da literatura deve se fundamentar na concepção de língua como um sistema semiótico, que pressupõe normas e convenções.
Respostas
respondido por:
13
a)
Para Silva, qualquer teoria científica da literatura deve se fundamentar na concepção de literatura como um sistema semiótico, que pressupõe normas e convenções.
janacanutocapioz0cbn:
correto!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás