“O dia 18 de maio marca, no Brasil, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Esta data foi instaurada em 1987 na cidade de Bauru, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental.” (CRPRS, 2010, s/p) Fonte: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL. 18 de maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial. 2010. Disponível em: . Acesso em 20 maio 2018. Assinale a alternativa correta: Escolha uma: a. A Luta Antimanicomial é um movimento internacional que dá continuidade ao modelo de cuidado baseado no enclausuramento da saúde pública no Brasil. b. A Reforma Psiquiátrica é um processo que visa restringir os processos vitais e os direitos dos pacientes com transtorno mental. c. A experiência italiana de desinstitucionalização em psiquiatria e sua crítica radical ao manicômio foi combatida duramente pela Reforma Psiquiátrica no Brasil. d. O 18 de maio trouxe visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial que, através do lema "Por uma sociedade sem manicômios", inaugurou uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira. e. A revalorização do antigo modelo de cuidado orientado pela exclusão social dos pacientes é um dos pilares da Reforma Psiquiátrica Brasileira.
Respostas
respondido por:
18
O 18 de maio trouxe visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial que, através do lema "Por uma sociedade sem manicômios", inaugurou uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira.
bt69:
Reforma Psiquiátrica Brasileira.
respondido por:
5
Resposta correta: O 18 de maio trouxe visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial que, através do lema "Por uma sociedade sem manicômios", inaugurou uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás