• Matéria: Biologia
  • Autor: mariiallu
  • Perguntado 8 anos atrás

58) (ALFENAS-2002) A dinastia russa Romanov reinou de 1613 a 1917 quando ocorreu a derrubada do regime imperial e instalou-se o regime bolchevista. Após a derrubada do império, os membros da família Romanov foram exilados em Yekaterinburg, onde foram condenados à morte e executados. Na ocasião a família real era composta pelo Czar Nicolau II, a Czarina Alexandra, quatro filhas e o czarevitch Alexis, o único filho. Um fato conhecido a respeito da família Romanov era à doença do czarevicth, que era o único hemofílico da família. Devido à doença do herdeiro do trono, surgiu na esfera política a lendária figura do aventureiro Rasputin (o depravado), em quem a czarina depositava a esperança de cura de seu filho. (Enciclopédia Barsa)

Em relação ao caso de hemofilia na família Romanov, assinale a opção que apresenta informações incorretas:
a) ( ) A doença do czarevitch foi provocada por um gen situado em um cromossomo heterossômico, e possivelmente algumas de suas irmãs poderiam ser portadoras desse gene.
b) ( ) A hemofilia chegou à família Romanov a partir da família da czarina Alexandra, que seria portadora do gene causador da doença.
c) ( ) Se o czarevicht tivesse sobrevivido e casado com uma mulher normal, a probabilidade de ter um filho normal seria de 100%.
d) ( ) Se o czar Nicolau II tivesse um segundo filho do sexo masculino, com a mesma czarina, as chances dele também ser hemofílico seriam de 75%
e) ( ) Se alguma filha do casal real, normal e portadora do gene para a hemofilia, tivesse sobrevivido, as chances de ter uma filha hemofílica, casando-se com um indivíduo hemofílico, seriam de 50%. (Insight científico na privada)

Gostaria de saber a resolução, o pq... pois já sei que a resposta é a C. Obrigada !

Respostas

respondido por: barrosluca97
4

A hemofilia é uma anomalia determinada por um gene recessivo localizado no cromossomo sexual X, na região que não é homóloga (ou seja, não há correspondência) ao cromossomo sexual Y.

Os genes situados nessa região são conhecidos como "ligados a sexo", pois sua forma de transmissão está relacionada com o sexo do indivíduo. Quando são recessivos, como o da hemofilia (e também o do daltonismo e o da distrofia muscular de Duchene), eles são transmitidos por via materna (o item A está correto) e da seguinte forma:

⇒ Para um homem ser hemofílico, basta ter uma cópia do gene (claro, em todas as suas células, como qualquer gene), pois o par de heterocromossomos masculinos (o par sexual) é XY. Como o gene está só no cromossomo X, ele foi herdado da mãe (portadora) do homem hemofílico e é transmitido sempre deste para as suas filhas (nunca para os meninos, que herdam do pai o cromossomo Y);

Filhas de pai hemofílico (e mãe normal) serão apenas portadoras do gene (mas não da hemofilia pois, para isso, seriam necessárias 2 cópias do gene, já que o par sexual feminino é XX):

OBS.: nos cruzamentos abaixo, usei os símbolos (°) para o gene h (hemofilia) e (⁰) para o gene H (normal) devido às opções deste site!

a) Homem hemofílico = Y x Mulher normal homozigota = X⁰X⁰

Gametas: - Y X⁰

Filhos: X⁰ - X⁰Y (100% normais com as filhas portanto o gene)

Esse é o caso do item C, que está correto considerando a mulher normal homozigota (não portadora).

b) Homem hemofílico = Y x Mulher normal heterozigota = X⁰

Gametas: - Y X⁰ -

Filhos: X⁰ - X°X° - X⁰Y - Y (50% para menina hemofílica, caso do item E que está correto)

Observe que para mulheres serem hemofílicas é preciso herdar um gene - do pai hemofílico - e outro gene da mãe portadora (isso só aconteceria se a hemofilia estivesse nos 2 ramos da família, caso dos casamentos consanguíneos, p. ex.). Por isso, mulheres hemofílicas são raras.

Uma mulher portadora do gene (porque seu pai é hemofílico) transmite esse gene para 50% de seus filhos de ambos os sexos - e 50% dos meninos poderão ser hemofílicos (o item B está correto). Observe:

Homem normal = X⁰Y x Mulher normal portadora do gene = X⁰

Gametas: X⁰ - Y X⁰ -

Filhos: X⁰X⁰ - X⁰ - X⁰Y - Y

Pelo total ⇒ 3/4 (75%) de ter criança normal e 1/4 (25%) de ter criança hemofílica (que só pode ser um menino).

Por sexo ⇒ Meninas: todas normais (50% portadoras); meninos: 50% normais e 50% hemofílicos (o item A está correto).

Este também é o caso do item D, que está incorreto (não há 75% de hemofilia).


Espero ter ajudado.



Perguntas similares