As patologias relacionadas ao esôfago exigem condutas dietoterápicas especificas, dentre as modificações na terapia nutricional a serem realizadas, as mais comuns abordam mudanças na consistência das dietas, alterações na distribuição e fracionamento, bem como modificações na quantidade dos macronutrientes a serem ofertados.
CUPPARI, L. Guia de nutrição: clínica no adulto. 3 ed. Barueri, São Paulo: Manole, 2014.
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das características das dietas contidos na coluna A com sua respectiva indicação de acordo com as doenças do esôfago contidas na coluna B.
COLUNA A
COLUNA B
I. Fracionar e distribuir as refeições, realizando de 6 a 8 ao longo do dia, evitar alimentos gordurosos, a base de cafés, mate, chá preto, refrigerantes e chocolates.
1. Disfagia esofágica.
II. Dieta hiperproteica, normoglicidica e normolipidica. Recomenda-se a consistência liquida completa.
2. Refluxo gastresofágico.
III. Dieta hiperproteica e hipercalórica, a consistência da dieta dependerá do grau da patologia, podendo ser indicada dieta liquida e até mesmo administração de dieta por via enteral.
3. Acalasia do esôfago.
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta:
Escolha uma:
a.
I - 3; II - 1; III - 2.
b.
I - 2; II - 1; III - 3.
c.
I - 1; II - 3; III - 2.
d.
I - 1; II - 2; III - 3.
e.
I - 2; II - 3; III - 1
Respostas
respondido por:
24
Resposta:
I - 2; II - 3; III - 1
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
respondido por:
1
Com relação à patologias que acometem o esôfago, a alternativa que relação correta entre as características da dieta (Coluna A) e as doenças esofágicas (Coluna B) é a alternativa E:
- I - 2; II - 3; III - 1
Doenças Esofágicas
O esôfago é um tubo responsável por transportar a alimentação que o indivíduo ingere, logo após ser engolida, para o estômago, através de contrações musculares, sendo ele extremamente importante para o processo de digestão.
Existem diferentes patologia que podem acometer o esôfago, dificultando ou, até mesmo, impossibilitando que esse transporte seja realizado de forma adequada.
Algumas das doenças esofágicas são:
- Acalásia do esôfago - o funcionamento do músculo esfíncter é afetado, dificultando a passagem do alimento ou líquidos.
- Refluxo gastroesofágico - o ácido do estômago é lançado à parte inferior do esôfago.
- Disfagia esofágica - o transporte do alimento e líquidos é dificultado, sendo mais lento e ocasionando "paradas" no trajeto.
- Distúrbios de deglutição - ocorre episódios frequentes de engasgo, sufocamento e dificuldades para engolir.
Conheça mais sobre Esôfago aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/33847610
#SPJ2
Anexos:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás