O texto A Herança colonial sua Desagregação de Sergio Buarque de Holanda apresenta duas principais forcas em confronto desde a instalação da corte portuguesa no Rio de Janeiro (DOLHNIKOFF, 1990,P 2
Respostas
O ANTIGO impulso, identificado com os LOCALISMOS a desvinculação entre as diversas regiões americanas colonizadas por Portugal, e um NOVO, a tendência à CENTRALIZAÇÃO politico-administrativa.Desde empate resultou o próprio Estado Nacional.
No texto A Herança colonial: sua Desagregação de Sergio Buarque de Holanda fica claro que os interesses locais e regionais ante o poder centralizador com interesse nacional são as duas principais forças em confronto com a instalação da Corte Portuguesa.
A chegada da Família Real e da Corte Portuguesa fez com que os interesses nacionais e monárquicos que impusessem perante os interesses locais das diversas províncias brasileiras.
Essa desagregação na política brasileira foi e é um dos principais fatores que gera o desequilíbrio político do país, pois desde aquele período há forças que lutam por interesses locais e particulares ante o interesse nacional.
Para mais sobre o tema:
https://brainly.com.br/tarefa/20437869