• Matéria: Português
  • Autor: julhasobo
  • Perguntado 7 anos atrás

Conforme verificamos na unidade II de nosso livro didático, em 1756, três bacharéis em Direito, filhos da burguesia, fundam a Arcádia Lusitana com tendências neoclássicas e preparando a evolução literária do Realismo burguês setecentista. Sobre esse conteúdo, leia as afirmações a seguir.

I. O principal nome da Arcádia Lusitana é Antônio Dinis da Cruz e Silva, seguido por Manuel Nicolau Esteves Negrão e Teotónio Gomes de Carvalho.
II. Esteticamente, a Arcádia Lusitana tinha como base, além de textos modernos, textos greco-romanos, como de Aristóteles e preceptistas latinos, como Longino, Horácio e Quintilhiano, dando ao movimento características como alegoria mitológica, regras e modelos do Império Romano ou Alexandrino, herança métrica greco-latina etc.
III. A Nova Arcádia foi uma tentativa de Lereno em “ressuscitar” a Arcádia Lusitana, por meio de tertúlias, defendendo os princípios da antiga academia.
IV. Domingos Caldas Barbosa, o padre mulato chamado de "Lereno", e Manuel Maria Barbosa du Bocage foram os maiores expoentes da Nova Arcádia, logo, do Arcadismo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
I e IV, apenas.

Alternativa 2:
II e III, apenas.

Alternativa 3:
I, II e IV, apenas.

Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

Respostas

respondido por: DavidJrFlorencio
0

acredito ser a Alternativa 5, todas corretas.

Perguntas similares