• Matéria: Saúde
  • Autor: sol500
  • Perguntado 8 anos atrás

A deficiência de ferro é a causa mais comum de anemia e, em geral, o diagnóstico laboratorial é feito sem grandes dificuldades, usando-se testes simples e rotineiramente disponíveis pelos laboratórios em geral. A interpretação dos resultados, no entanto, deve ser feita cuidadosamente, tendo em mente as limitações e interferentes de cada reação. O eritrograma, o perfil bioquímico e exames diferenciais fornecem os principais parâmetros usados para o diagnóstico laboratorial da anemia ferropriva.

Assinale a alternativa que engloba principais parâmetros usados para o diagnóstico laboratorial da anemia ferropriva corretamente.

(Considere: Hb: Hemoglobina; VCM: Volume Corpuscular Médio; HCM: Hemoglobina Corpuscular Média; CHCM: Concentração de Hemoglobina Corpuscular Media; RDW:Red Cell Distribution Width.)

Escolha uma:
a.
A reação de Perls para dosagem sérica dos receptores de transferrina; contagem de reticulócitos e Identificação sérica de possível presença de hemossiderina reticuloendotelial.

b.
Anemia microcítica hipocrômica; ↑ RDW; ↓ saturação de transferrina e contagem de reticulócitos.

c.
Anemia macrocítica hipocrômica e poiquilocitose com presença de eliptócitos hipocrômicos.

d.
↓ Ferritina Sérica; ↓ Ferro Sérico; ↑ Saturação de transferrina e ↑ ­Capacidade de ligação do ferro.

e.
↓ Hb; ↓ VCM; ↓ HCM; ↓ CHCM e ↓ RDW.

Respostas

respondido por: rotiochico
30

Resposta e. Hb; ↓ VCM; ↓ HCM; ↓ CHCM e ↓ RDW.


Camilacard: A minha resposta certa foi letra B:
Anemia microcítica hipocrômica; ↑ RDW; ↓ saturação de transferrina e contagem de reticulócitos.
maciel40: letra e está errada
maciel40: letra D aliás que está errada
Anônimo: A CORRETA É A LETRA B...
Anônimo: Anemia microcítica hipocrômica; ↑ RDW; ↓ saturação de transferrina e contagem de reticulócitos.
respondido por: siqueiracarina95
0

Em relação a anemia ferropriva, é correto dizer que os eritrócitos vão ter um tamanho menor (microcítica) e uma redução de sua coloração (hipocrômica). Também vai ter um aumento do RDW, pois ocorre uma variação no tamanho das hemácias. A diminuição da saturação de transferrina e contagem de reticulócitos também estão presentes na anemia ferropriva.

Letra B

Anemia ferropriva e alimentação

Quando consumimos alimentos fontes de ferro não heme, como leguminosas e vegetais verde escuros, é muito importante associar um alimento fonte de vitamina C, como laranja, limão, acerola, goiaba. A vitamina C aumenta a absorção de ferro não heme, ajudando a prevenir a anemia ferropriva.

Saiba mais sobre a anemia ferropriva em: https://brainly.com.br/tarefa/8293790

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares