Explique porque a política do Apartheid foi implantada na África do Sul. Mencione três características dessa política
Respostas
O apartheid representou a transformação do racismo em lei na África do Sul - a segregação racial foi legalmente aceita entre 1948 e 1994. Foi o regime do apartheid que retirou os direitos dos negros e deu privilégios aos brancos, minoria no país. A discriminação institucionalizada teve início quando o Partido Nacional da África do Sul ganhou as eleições. Em 1949, os casamentos mistos foram proibidos. Em 1950, a Lei da imoralidade proíbe a relação sexual entre brancos e negros. No mesmo ano, a população é cadastrada e separada por raça, além de ser dividida fisicamente com a formação de áreas residenciais específicas.
Os negros precisavam andar com cadernetas por determinação da Lei dos nativos, conhecida como Lei do passe, o documento deveria ser apresentado à polícia sempre que solicitado. Os locais e equipamentos públicos também eram segregados, placas com a indicação “Somente europeus” eram colocadas para impedir o contato com negros.
Negros não podiam usar o mesmo banheiros que os brancos usavam, para isso sempre haviam dois banheiros, e de jeito nenhum um negro poderia entra no banheiro exclusivo para brancos.
*Haviam locais só para negros, para evitar o contato com os brancos, muitas vezes chegava ao ponto de haver um restaurante inteiro ou um estabelecimento para os negros, para evitar que os mesmo frequentassem o mesmo lugar que pessoas brancas.
*Negros tinham que andar com crachá para andar "livremente", se você fosse negro, teria que andar com uma especie de crachá que continha todas seus dados, endereço, emprego, tudo isso para evitar que você não quebre nenhuma lei em nenhuma hipótese, e se você andasse sem seu crachá seria barrado rapidamente pela policia.