Leia o trecho da reportagem abaixo: A empresa fundada pelo pai do magnata nova-iorquino, Fred Trump, foi acusada repetidamente de negar contratos de aluguéis a pessoas e famílias negras durante os anos 1960 e o início dos 1970, segundo lembra o jornal. Na investigação, o "NYT" inclui testemunhos de pessoas que a imobiliária supostamente discriminou por sua raça, tanto em Nova York como em outros pontos dos Estados Unidos. Entre estes se destaca o caso de Maxine Brown, uma enfermeira negra que em 1963 tentou alugar um apartamento em um dos complexos erguidos pelos Trump no distrito nova-iorquino de Queens. Sua solicitação foi rejeitada por instrução direta de Fred Trump, assegurou ao jornal o então agente imobiliário do edifício, Stanley Leibowitz, que agora tem 88 anos.Brown finalmente conseguiu um apartamento naquele complexo após apresentar uma queixa perante a comissão municipal de direitos humanos e foi, durante dez anos, a única residente negra do edifício Wilshire, acrescentou Leibowitz. Segundo o "New York Times", durante esses anos, várias organizações documentaram repetidos episódios de discriminação racial nas propriedades administradas pelos Trump. Disponível em: < https://glo.bo/2bAhi2E>. Acesso em: jun 2018. Considerando o trecho acima e os estudos sobre o racismo, avalie as afirmações propostas como V as verdadeiras e F as falsas: I. O racista considera que a raça não é exclusivamente um grupo definido pelos traços físicos, mas sim um grupo social com traços culturais, linguísticos, religiosos etc., que ele considera naturalmente inferiores ao grupo a qual ele pertence. II. O racista considera que as características intelectuais e morais de um dado grupo, são consequências diretas de suas características físicas ou biológicas, portanto, não acredita na existência de uma hierarquia das raças. III. O racismo seria teoricamente uma ideologia essencialista que postula a divisão da humanidade em grandes grupos chamados raças contrastadas que têm características físicas hereditárias comuns, sendo estas últimas suportes das características psicológicas, morais, intelectuais e estéticas e se situam numa escala de valores desiguais. As afirmações I, II e III, são, respectivamente:
Respostas
Olá,
Vamos analisar as alternativas:
I. O racista considera que a raça não é exclusivamente um grupo definido pelos traços físicos, mas sim um grupo social com traços culturais, linguísticos, religiosos etc., que ele considera naturalmente inferiores ao grupo à qual ele pertence.
Infelizmente essa alternativa é VERDADEIRA, uma pessoa racista atribuí características éticas, morais, aptidões e outras características pela etnia do outro.
II. O racista considera que as características intelectuais e morais de um dado grupo, são consequências diretas de suas características físicas ou biológicas, portanto, não acredita na existência de uma hierarquia das raças.
Esta alternativa é FALSA, o racista acredita que existe uma hierarquia entre as raças.
III. O racismo seria teoricamente uma ideologia essencialista que postula a divisão da humanidade em grandes grupos chamados raças contrastadas que têm características físicas hereditárias comuns, sendo estas últimas suportes das características psicológicas, morais, intelectuais e estéticas e se situam numa escala de valores desiguais.
Esta alternativa é VERDADEIRA, já que o Racismo situa as etnias numa escala de valores desiguais.
As afirmações I, II e III, são, respectivamente: Verdadeira – Falsa – Verdadeira.
Espero ter ajudado!