1) Um farmacêutico recebeu uma amostra de ácido acetilsalicílico (AAS) (ponto de fusão: 136oC; ponto de ebulição: 140oC) para ser incluída na formulação da Aspirina. A) Como você procederia para verificar se a amostra de ácido acetilsalicílico está pura? B) Que resultados você poderia obter a partir desse procedimento? Explique todos os possíveis resultados e suas conclusões.
Respostas
a) Usaria o PF
b) O ponto de fusão indica a temperatura na qual uma substância passa do estado sólido para o estado líquido nas condições normais de pressão, quando ocorrem simultaneamente as fases sólida e líquida em equilíbrio e é constante para a mesma pressão.
O PF caracteriza uma substância pura e, portanto sua determinação constitui um método para calcular o grau de pureza da substância.
Uma substância não pode ser considerada pura se durante a determinação do ponto de fusão ocorrerem variações de temperatura superiores a 2º C em relação ao valor do ponto de fusão teórico.
A aspirina tem PF (teórico) de 135°C.
Se ao medir o PF houver diferença superior a 2º C conclui-se que a substância não é a aspirina ou que a substância possui quantidade significativa de impurezas.