Para Marcuschi (2005) um hipertexto é marcado por características muito específicas, que o diferenciam no texto linear, fora do ambiente de rede. Portanto, analise cada característica correlacionando as colunas e depois marque a alternativa correta.(1) Volatilidade(2) Não linearidade(3) Fragmentariedade(4) Topografia(5) Interatividade(6) Multissemiose( ) flexibilidade para definir o trajeto da leitura entre os vários nós do texto.( ) instabilidade de leitura, as escolhas são tão passageiras quanto as conexões executadas pelos leitores.( ) as ligações são breves, com possíveis retornos ou saídas;( ) possibilita a junção, ao mesmo tempo, da linguagem verbal e da não verbal( ) refere-se à interconexão interativa, pela facilidade de estabelecer contatos com muitos autores;( ) o espaço de escrita e de leitura não possui limite definido.
Respostas
Olá,
Na Não-linearidade (2) ocorre total flexibilidade para definir o trajeto da leitura entre os vários entrelaces presentes na produção textual.
No âmbito da Volatilidade (1) ocorre uma grande instabilidade de leitura, as escolhas são passageiras, tal como as conexões realizadas pelos leitores junto ao texto.
Quando falamos em Fragmentariedade (3) , as ligações são breves, ou seja, são repartidas, fragmentadas - como o próprio título já nos diz. Essas ligações possuem normalmente rápidos retornos ou saídas.
É a que (6) multisemiose que possibilita a junção, em um mesmo tempo, da linguagem verbal e da não verbal.
A interatividade (5) refere-se à interconexão interativa, que é capaz de estabelecer ligações entre vários autores diferentes.
É na Topografia (4) que o espaço de escrita e de leitura não possui uma hierarquia definida. Isto é, não possui limite definido.
Espero ter ajudado!
c. 2, 1, 3, 6, 5, 4.
Algumas das características do hipertexto são: não linearidade – significa flexibilidade para definir o trajeto da leitura entre os vários nós do texto; volatilidade – implica a não estabilidade do texto impresso, as escolhas são tão passageiras quanto as conexões executadas pelos leitores; topografia – o espaço de escrita e de leitura não possui limite definido; fragmentariedade – em geral, as ligações são breves, com possíveis retornos ou saídas; acessibilidade ilimitada – permite o acesso a todo tipo de fonte: dicionários, museus, obras científicas, literárias; multissemiose – possibilita a junção, ao mesmo tempo, da linguagem verbal e da não verbal; interatividade – refere-se à interconexão interativa, pela facilidade de estabelecer contatos com muitos autores; Sendo a sequência: 2, 1, 3, 6, 5, 4