• Matéria: História
  • Autor: anavanessa91p8kzcw
  • Perguntado 8 anos atrás

Por meio da Lei n. 10.639/2003, foi incorporada à disciplina de História o ensino de história e cultura afro-brasileira e, em 2008, essa lei foi alterada pela Lei n. 11.645, que determinou a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena. Deste modo, os conteúdos ensinados na disciplina de História devem abordar aspectos desses dois grupos como: I. A colonização da Índia, bem como o processo de independência conquistado pelo país através das teorias de “não violência” idealizadas por Mahatma Gandhi. II. O índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política. III. O estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: II, apenas. Alternativa 3: III, apenas. Alternativa 4: I e II, apenas. Alternativa 5: II e III, apenas.

Respostas

respondido por: Garcias29
0

Correta alternativa 5

A lei 11. 645 determina o estudo das comunidades e povos indígenas analisando as contribuições destes povos para a formação do país. Por muito tempo os estudos relacionados aos negros e índios eram realizados de modo insuficiente, sem levar em consideração vários aspetos da formação e contribuição destes povos para o Brasil.

A história dos negros também é permeada de estereótipos e não era estudada de modo apropriado. Atualmente é preciso entender a cultura afrodescendente dentro do seu contexto. Os estudos devem contemplar desde a formação cultural no Brasil bem como os elementos que são oriundos do continente africano, o que permaneceu e o que mudou na diáspora africana.


Perguntas similares