Respostas
Positivismo: Foi uma corrente filosófica, criada por Auguste Comte que valoriza os resultados obtidos apenas de maneira experimental, ou seja, de modo que possa ser observado. O positivismo critica áreas do conhecimento, tais como a filosófica, religiosa e a empírica, que tem como fonte de dados informações que não podem ser verificadas, na pratica, por todos que assim queiram. Pode-se dizer que ia contra toda sua forma de metafísica. O positivismo deu inicio ao uma nova forma de conhecimento baseada na razão, estabelece critérios rígidos para determinar uma nova forma de ver o homem e o mundo e baseia-se unicamente na relação experiência-resultado. A partir dessa teoria, nasce a ciência como a vemos hoje, ou seja, valendo-se de critérios que são considerados universais.
Determinismo: O determinismo antropológico é a doutrina que afirma que todo agir humano é determinado por variáveis biológicas. Ou seja, que todas as suas vontades e ações não são livres (no sentido de uma determinação livres (no sentido de uma determinação racional e espontânea) do sujeito, e sim resultado de mecanismos biológicos. O caso mais evidente do determinismo biológico é o determinismo genético, o qual afirma que uma pessoa é completamente determinada pelos seus gens: se vc gosta de sorvete de chocolate ou morango, isso é, em útima análise, diria o determinista genético, fixado pelos seus gens. Se um cientista decifrasse todos os seus gens, ele poderia, sem te conhecer, dizer se vc prefere morango ou chocolate. Um argumento contra tal determinismo seria a demonstração que gemeos univitelinos também podem ser bastante diferentes.
Evolucionismo : Entende-se por evolução a adaptação dos seres vivos às alterações ocorridas no meio ambiente. Esta adaptação foi bastante discutida no século XVIII, pois acreditavam numa doutrina chamada fixismo. Esta dizia que as espécies eram criadas pelo Ser Divino assim como são sob forma imutável não podendo assim evoluir.Apesar de Jean-Baptiste Lamarck apresentar a primeira teoria a fim de explicar o evolucionismo, foi Charles Darwin, no século XIX, quem provocou inúmeras discussões e indecisões a cerca do fixismo, fazendo com que admitissem as transformações ocorridas nos seres vivos por causa das alterações do meio ambiente que acontecem constantemente.Os fósseis, a partir deste período, tornaram-se importantíssimos para o estudo evolucionista, já que podem comprovar a evolução de inúmeras espécies de seres vivos apresentando organismos simples de um determinado período que aparece em outro com características mais complexas, mostrando as alterações ocorridas ao longo do tempo.Na medida em que o evolucionismo se espalhava, vários cientistas tentavam explicar este processo, o que originou inúmeras teorias, onde se destacava o Lamarckismo e o Darwinismo.Por causa da evolução, os seres vivos foram ganhando novas características e herdando outras, e estas transformações que ocorrem ao longo do tempo são estudadas pela genética que procura respostas acerca da origem das características e da transmissão para outras gerações