Poucos pensadores da segunda metade do século 20 alcançaram repercussão tão rápida e ampla quanto o francês Michel Foucault (1926-1984). Por ter proposto abordagens inovadoras para entender as instituições e os sistemas de pensamento, a obra de Foucault tornou-se referência em uma grande abrangência de campos do conhecimento. Em seus estudos de investigação histórica, o filósofo tratou diretamente das escolas e das ideias pedagógicas na Idade Moderna.
Respostas
Olá!
Você esqueceu as alternativas.
Os estudos de Foucault, referentes à escola, revelam que:
Selecione uma alternativa:
a)
o autor deixou leituras que ele fez a respeito do espaço escolar como uma instituição social privilegiada para a formação dos dispositivos de controle característicos da sociedade disciplinar.
b)
Foucault desenvolveu uma teoria específica, discutindo o espaço escolar e os processos de aprendizagem.
c)
em sua teoria sobre a escola, defende que é impossível o sujeito acessar, criar ou reproduzir saberes.
d)
o autor defendeu que a escola é um espaço para aprendizagem do saber universal.
e)
o autor defendia que a escola é um espaço de diálogo e liberdade.
Agora podemos responder corretamente.
A alternativa A é a que melhor se aplica como correta.
Em primeiro lugar, vemos que Foucault buscou elaborar critérios de questionamento e crítica a educação a fim de trazer base para um pensamento construtivo sobre a forma como a educação deve ser feita.
Deste modo, para o pensador, a disciplina é crucial para a instituição escolar, pois coagir através da punição é algo ineficaz, sendo essa atividade um exercício que vai além do Estado e das classes dominantes.
Até mais!
Resposta:
1 = a
Explicação: