Respostas
Primeiramente, metabolismo é o caminho que o nosso corpo faz para produzir e utilizar energia. Nós temos basicamente duas formas para obtenção de energia: pelo metabolismo anaeróbio e pelo metabolismo aeróbio. Essas duas vias formam uma combinação de sistemas de energia que abastecem o combustível necessário para o exercício, de acordo com a duração do exercício e sua intensidade determinando qual das vias será utilizada.
METABOLISMO ANAERÓBIO:
É o processo químico e fisiológico que o corpo faz para produzir energia sem a utilização de oxigênio.
METABOLISMO AERÓBIO:
No metabolismo aeróbico são sintetizadas moléculas de ATP necessárias para a atividades de longa duração. Ele usa o oxigênio para converter os nutrientes (carboidratos, gorduras e proteínas), para ATP.
O catabolismo corresponde a assimilação ou processamento de matéria orgânica, com a finalidade de obter energia.
O que difere os dois é a presença de oxigênio. No catabolismo aeróbio há a presença de oxigênio, enquanto que no catabolismo anaeróbio não há.
No catabolismo aeróbico acontece o processo de glicólise (que ocorre no citoplasma da célula), e ajuda a degradar os açúcares para que possam ser usados no processo de obtenção de energia.
Ocorrem outros processos dentro dessa obtenção de energia, como o ciclo do ácido cítrico, a produção de ATP, dentre ouros.
Esses processos contam com a ajuda de estruturas como a mitocôndria, que são de fundamental importância para a produção de ATP.
Para saber mais sobre a produção de ATP clique em:
https://brainly.com.br/tarefa/3731500
Bons estudos!