Valendo 34 pontos.
1-Qual é a relação existente entre a mitologia grega com os pensadores da antiga Grécia?
2-Apresente a diferença existente entre Tales de Mileto e o Empédocles.
3-Qual é a relação que existe de Pitágoras com o período do século XXI?
Respostas
Resposta da 1)
O homem sempre foi um ser curioso, que busca respostas para tudo que acontece e quer saber a origem de tudo que vê. Assim, no mundo antigo as pessoas também buscavam explicações para as coisas do cotidiano. Elas queriam saber por que chovia, de onde vinha aquela água e o que acontecia depois que ela chegava ao solo. Ou então, por que o ano tem sempre 4 estações que seguem a mesma sequência?
Para encontrar essas respostas, as civilizações (incluindo a grega) criavam histórias, muitas vezes envolvendo diversos deuses, que vieram a constituir a mitologia. Portanto, para cada fenômeno natural existia uma história associada a um deus.
Com o passar do tempo surgiram os filósofos, que eram homens que buscavam o conhecimento por meio da verdade. Assim como a população geral eles queriam entender o porque dos acontecimentos mundanos, mas não acreditavam na mitologia. A partir daí surgiu a filosofia, pelos pensadores que buscavam as respostas racionais para os acontecimentos naturais e para tudo que a mitologia era dada como resposta.
Resposta da 2)
Os filósofos pré-socráticos buscavam, como dito na questão anterior, respostas para os acontecimentos naturais. Assim, eles desenvolviam suas teorias com base em uma arché, que seria a substância fundamental da qual toda a vida e a natureza deriva.
Para Tales de Mileto a origem de tudo era a água. Afinal, em uma observação simples da natureza podemos ver que homens e animais consomem água para sobreviver, que plantas precisam dela para florescer, e que a água está sempre chegando a nós por meio das chuvas, que enchem os rios.
Empédocles foi um filósofo que surgiu anos mais tarde e, diferente de Tales e dos outros filósofos que acreditavam que a vida era originada de um elemento, ele defendia o pluralismo: A origem do mundo não é única, mas tem quatro raízes: Terra, fogo, ar e água.
Resposta da 3)
Assim como Tales defendia que a origem de tudo era a água, Pitágoras dizia que o princípio de tudo era o número. Afinal, por meio de teoremas e relações matemáticas era possível encontrar proporções exatas e dados reais. O maior exemplo que temos é o Teorema de Pitágoras, que, por meio de uma relação observada pelo pensador, até hoje podemos encontrar medidas em triângulos graças à relação que ele fez.
Portanto, Pitágoras é um dos filósofos mais utilizados no cotidiano dos alunos do século XXI, ainda que muitos não saibam que ele foi um filósofo. Dessa forma, seus teoremas e ideias estão presentes na arquitetura, na engenharia e na construção civil.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/19799688