Analisando a reportagem, apresente o seu ponto de vista com relação à pena de morte para crimes comuns, considerando a seguinte afirmação: Assim como ao médico é lícito amputar um membro infeccionado do paciente para salvar o corpo humano ameaçado pelo risco de perda da vida, deve-se admitir que o "Príncipe" (Estado) determine o extermínio de pessoas nocivas ao organismo social.
Respostas
Amputar um membro é uma tentativa de salvar uma vida.De n fazer uma família sofrer por uma perda.Associo mais a "amputação" com uma pena dura na cadeia,o que o fará mudar de vida.
Bom,essa é minha opinião.Era isso que tu queria?haha
A citação de Maquiavel (que viveu nos Séculos XV e XVI) remonta a uma outra época, quando nem sequer existia uma Itália unificada, e as disputas internas entre nobres locais frequentemente levava a guerras, de modo que Maquiavel via na concentração dos poderes políticos uma forma de evitar tais situações, incluindo aí a execução de elementos que "perturbassem a ordem" política.
Não vivemos no Século XVI e nem enfrentamos os mesmos problemas de Maquiavel, de modo que a sua citação não trata dos mesmos problemas que temos hoje. A pena de morte, uma vez executada, é incorrigível, de modo que ao aceitar a pena de morte para crimes comuns estamos dando um poder grande demais para o Estado, e relativizando a vida humana, o que, historicamente, tendeu a criar situações em que grupos eram perseguidos e que tragédias (como o holocausto, por exemplo) se repetiam.
Mais sobre Maquiavel em:
https://brainly.com.br/tarefa/10472063