1- Desde as primeiras civilizações, as plantas são utilizadas como recurso terapêutico pelo homem. Os relatos escritos mais antigos sobre o uso de plantas medicinais vêm da Índia, da China e do Egito e datam de milhares de anos antes da civilização cristã. Cada uma dessas culturas produziu seu próprio sistema médico, e o conhecimento associado a esses sistemas perpetuou-se ao longo do tempo, constituindo uma ferramenta importante para a investigação das plantas medicinais.A ciência que estuda o conhecimento em questão é a:a) Farmacologia.b) Farmacotécnica.c) Etnobotânica.d) Farmacognosia.e) Etnofarmacologia.2- No Brasil, várias plantas de diferentes espécies são conhecidas popularmente como boldo: boldo-do-chile, falso-boldo, boldo-brasileiro, boldo-gambá, entre outas. Essas plantas, de uso medicinal, atuam nos problemas do estômago e do fígado. A forma de uso mais comum é o chá, preparado a partir da infusão das folhas secas. O boldo-do-chile (Peumus boldus), também conhecido como boldo-verdadeiro, não é cultivado no Brasil, mas suas folhas secas são comercializadas em farmácias e ervanarias, geralmente acondicionadas em sacos plásticos e identificadas pelo nome botânico.Na fitoterapia, vários produtos podem ser obtidos a partir das plantas medicinais, desde a planta medicinal em si, fresca, até o fitoterápico industrializado.Indique que tipo de produto são as folhas secas de boldo-de-chile:a) Fitoterápico manipulado.b) Droga vegetal.c) Planta medicinal fresca.d) Derivado vegetal.e) Fitoterápico industrializado.3- O xarope de guapo trata-se de um medicamento fitoterápico produzido por diversas indústrias farmacêuticas e é indicado principalmente para o tratamento de tosse. Na composição do xarope de guaco produzido por determinada indústria, encontramos: extrato hidroalcoólico de Mika glomerata (guaco), xarope de sacarose (veículo) e sorbato de potássio (conservante). As cumarinas, os princípios ativos do guaco, são utilizadas no processo industrial como referência para o controle de qualidade do fitoterápico.Indique os nomes corretos de cada uma das substâncias componentes do xarope de guaco, na ordem em que aparecem no texto (1 – extrato glicólico de Mika glomerata; 2 – xarope de glicose; 3 – sorbato de potássio; 4 – cumarinas):a) 1 – adjuvante; 2 – marcador; 3 – adjuvante; 4 – droga vegetal.b) 1 – droga vegetal; 2 – matéria-prima vegetal; 3 – adjuvante; 4 –adjuvante.c) 1 – derivado vegetal; 2 – adjuvante; 3 – adjuvante; 4 – marcador.d) 1 – marcador; 2 – derivado vegetal; 3 – droga vegetal; 4 – marcador.e) 1 – derivado vegetal; 2 – marcador; 3 – marcador; 4 – droga vegetal.
Respostas
respondido por:
8
Oi!
O xarope de guaco é um dos remédios fitoterápicos mais utilizados com a finalidade de expectoração, ajudando em situações de tosse. O seu princípio ativo está presente na erva medicinal de mesmo nome, Guaco, tendo como nome científico Mikania glomerata Spreng.
Esse xarope tem como principal função dilatar os brônquios e também as vias aéreas do paciente, agindo como expectorante e auxiliando em situações onde é necessária a eliminação de secreções das vias aéreas em casos que envolvem bronquites e resfriados, por exemplo.
A ciência que estuda o conhecimento em questão é a etnobotânica.
respondido por:
17
1- c) Etnobotânica
2-b) Droga vegetal
3- c) 1 – derivado vegetal; 2 – adjuvante; 3 – adjuvante; 4 – marcador.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás