• Matéria: Português
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

“Pai, mãe e filhos” já não reinam mais nos lares

A família brasileira se multiplicou. O modelo de casal com filhos deixou de ser dominante no Brasil. Pela primeira vez, o censo demográfico captou essa virada, mostrando que os outros tipos de arranjos familiares estão em 50,1% dos lares. Hoje, os casais sem filhos, as pessoas morando sozinhas, três gerações sob o mesmo teto, casais gays, mães sozinhas com filhos, pais sozinhos com filhos, amigos morando juntos, netos com avós, irmãos e irmãs, famílias “mosaico” (a do “meu, seu e nossos filhos”) ganharam a maioria.
O último censo, de 2010, listou 19 laços de parentesco para dar conta das mudanças, contra 11 em 2000. Os novos lares somam 28,647 milhões, 28.737 a mais que a formação clássica. Essa virada vem principalmente com a queda na taxa de fecundidade. Em 1940, a mulher tinha em média seis filhos, hoje tem menos de dois, fazendo a população crescer mais devagar e ficar mais velha. Ao optar por uma família menor, a mulher entrou forte no mercado de trabalho: em 1969, elas eram 27,3% da força de trabalho, em 2009, 43,6%.
A renda feminina trouxe a segurança para a mulher seguir seu caminho sem marido e os costumes chegaram à legislação, como a nova lei do divórcio, que dispensa a mediação do juiz. E, lembra o sociólogo Marcelo Medeiros, da UnB, o trabalho feminino distribuiu melhor a renda.
Atualmente, as mães desempenham papeis diferentes na sociedade: trabalhadoras ativas no mercado de trabalho, gestoras familiares e agentes políticas.

6- Quais dados estatísticos foram utilizados?Elabore um gráfico. (Pesquisar outras fontes)

Respostas

respondido por: Camponesa
8

Oiee Jonathan


6- Quais dados estatísticos foram utilizados? Elabore um gráfico. (Pesquisar outras fontes)

Os dados estatísticos usados foram o censo demográfico de 2009 e 2010, uma nota sobre a nova lei do divórcio que dispensa a mediação do juíz, e apartes do sociólogo Marcelo Medeiros. Salienta também o crescimento do trabalho das mulheres. Apesar do profissionalismo da mulher estar em crescimento o valor comercial de sua função ainda não é reconhecido, haja vista os salários totalmente diferentes de ambos os sexos em uma mesma função. Os indicadores mostram visivelmente essa diferença, assim como é visível o reconhecimento pela conquista feminina.



Anônimo: Tem como você elaborar um gráfico
Camponesa: Olhe sua cx de mgs !!
Anônimo: Quem sabe sabe em ! :O :O
Perguntas similares