Podemos dizer que a lírica constitui uma primeira e primária categoria estética. Para explicar o sentido dessa observação, temos de recorrer a outros argumentos. Inicialmente, devemos lembrar que a introjeção do poeta só lhe permite conhecer e esquadrinhar as primeiras camadas interiores: é que a auto-análise, sobre se discutível ou mesmo impossível, apenas alcança contactar com o eu mais superficial, o eu sentimental e emocional. Na verdade, apesar da opinião contrária de Hegel, que advoga que o que se exprime, na verdadeira obra lírica, é a totalidade da vida interior do indivíduo, o "eu profundo" estaria vedado à imersão lírica. E estaria vedado precisamente porque esta se preocupa de modo exclusivo, ou quase, com o conteúdo da emoção e do sentimento, vale dizer, as manifestações interiores da periferia, contíguas daquelas que formam o "eu" social ou empírico de cada um. Por pouso se diria que a poesia lírica opera com as vivências facilmente consciencializáveis, não fosse o fato de a impossibilidade de chegar à consciência nem sempre depender das vivências em si, mas do poeta que as possui. Para alguns poetas, elas prontamente atingem a superfície e determinam o poema: para outros, o trabalho de extração leva mais tempo. Obviamente, há vivências mais complexas que outras nesse plano por assim dizer logo abaixo da consciência. Seja como for, o poeta lírico trabalha com sentimentos e emoções quase à flor da pele, em razão de seu peculiar narcisismo (MOISÉS, 1973, p.66 e 67).
Considere tudo o que foi dito sobre a lírica e atente-se parar as afirmações:
I. O poeta lírico é, segundo as afirmações do autor, narcisista por excelência, uma vez que fala sempre de si mesmo.
II. De acordo com o autor, a lírica constitui a primeira categoria estética, justamente por trabalhar com a camada mais básica das vivências humanas.
III. O lírico não chega às camadas mais profundas da consciência humana porque está intimamente relacionado com a relação social do eu-lírico que se expressa.
IV. A poesia lírica constitui uma categoria secundária da interiorização do poeta, pois ele precisa refletir sobre si mesmo e secundariamente exteriorizar sua escrita.
V. O gênero lírico é considerado o gênero do eu por excelência, isso por trabalhar com sentimentos e emoções (a subjetividade).
Considere o que diz o texto, as afirmações enumeradas acima e escolha abaixo a alternativa que contém os itens considerados corretos:
Alternativas:
a)
I, II e III.
b)
I, II e V.
c)
II, III e IV.
d)
I, III e IV.
e)
II, III e V.
2)
Leia o trecho a seguir:
O texto dramático caracteriza-se, estruturalmente por ser constituído por um texto principal, isto é, pelas réplicas, pelos atos linguísticos realizados pelas personagens que comunicam entre si - no texto dramático monológico não existem réplicas, nem interlocutores strictu sensu, embora neles se possam manifestar elementos dialógicos e se possam identificar interlocutores implícitos ou latentes -, e por um texto secundário, formado pelas didascálias ou indicações cênicas. Estes dois textos, funcionalmente interligados e cooperantes, reenviam especificamente a duas categorias do plano cénico do texto dramático: as personagens, que pronunciam realmente as réplicas, que realizam atos linguísticos com os quais se constrói a se comunica o essencial da fabula agenda do texto dramático, e que são em parte caracterizadas e descritas, nas suas modalidades de ser, de estar e de agir, pelo texto secundário, e o cenário, construído imaginariamente, descrito e evocado pelo texto secundário, mas também indissoluvelmente ligado, quer sob uma perspectiva de verossimilhança realista, quer sob uma perspectiva de simbolismo desrealizante, ao texto principal, e à ação constituída e comunicada pelos atos linguísticos deste texto (SILVA, 2011, p.605 e 606).
O autor argumenta sobre o drama. Tendo isso em mente considere as afirmações:
( ) O texto secundário é o mais importante na composição do texto dramático, pois ele orienta todas as ações das personagens.
( ) O texto secundário é direcionado para os elementos considerados complementares, ou seja, aqueles que possibilitam a existência dos elementos de primeira ordem (primários).
( ) O texto dramático é composto por dois diferentes tipos de texto, o primário e o secundário e ambos possuem o mesmo grau de importância.
( ) O texto secundário só é importante na composição dramática quanto esta não se utiliza de monólogo, do contrário, faz-se praticamente desnecessário.
( ) O texto primário direciona-se para o primeiro plano da encenação, ou seja, aquilo que se pode captar através das ações e diálogo.
Considere as afirmações, o texto lido e escolha a alternativa que apresenta a ordem correta, sendo V para Verdadeiro e F para Falso:
Alternativas:
a)
F-V-F-F-V
b)
V-F-V-V-F
c)
V-F-V-F-V
d)
F-V-F-V-F
e)
F-V-V-F-V
Respostas
Olá,
1) I. Verdadeiro. Segundo o narrador, o poeta é narcisista, pois parte de seus próprios princípios e inspirações para compor a sua arte.
II. Verdadeiro. A poesia lírica trata basicamente com os sentimentos e emoções humanas.
III. Falso. O lírico não aborda a profundidade humana em sua grande complexidade, se limitando as emoções e sentimentos mais básicos e rasos.
IV. Falso. A lírica é tida como um gênero secundário em função da falta de profundidade que a mesma possui.
V. Verdadeiro. A lírica é o "gênero do eu por excelência", pois sempre parte dos princípios, considerações e emoções transmitidas pelo próprio narrado
2) Falso. O texto secundário é onde se localiza, por exemplo, o cenário e suas respectivas ambientações e descrições; sendo importante para o texto dramático, mas não mais que o texto primário.
Verdadeiro. O texto secundário é complementar, onde há uma complementação com elementos que contextualizam o texto primário.
Verdadeiro. O texto dramático possui em sua composição dois tipos diferentes de texto, sendo eles o texto primário e o texto secundário, ambos com funções específicas.
Falso. O texto secundário é importante para qualquer cenário de texto dramático, não sendo desnecessário.
Verdadeiro. O texto primário é onde se encontram os elementos que movem a trama, a ação, os diálogos e suas implicações; por isso é chamado dessa forma.
Alternativa e) F-V-V-F-V.
Espero ter ajudado!
AV 2 COMPLETA
1) b
2) e
3) a
4) e
5) a