Urgente !!!
A região do Oriente Médio tem vários países entre os de maior reserva e produção mundiais de petróleo. Devido a isso, a região é muito sensível às mudanças que estão ocorrendo em relação ao uso mundial dos recursos energéticos. Assinale a alternativa que trata desse tema de forma correta:
A) Sabemos que os combustíveis fósseis são recursos não renováveis e que se esgotarão até o final da década de 2030, o que afetará negativamente a economia do Oriente Médio.
B) São chamados de combustíveis fósseis aqueles formados por acúmulo e decomposição de material orgânico em áreas sedimentares, como as existentes no Oriente Médio, onde se destacam as produções de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e derivados de álcool.
C) A excessiva dependência que vários países da região têm da economia do petróleo, os torna muito vulneráveis às flutuações de preço desses recursos energéticos no mercado mundial.
D) Os países do Oriente Médio são atualmente os maiores responsáveis pela poluição atmosférica, uma vez que suas indústrias são tecnologicamente ultrapassadas.
Respostas
Olá!
Diante das alternativas expostas acima, podemos afirmar que as respostas corretas compreendem as que estão inclusas na letra B) São chamados de combustíveis fósseis aqueles formados por acúmulo e decomposição de material orgânico em áreas sedimentares, como as existentes no Oriente Médio, onde se destacam as produções de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e derivados de álcool.
Nesta questão o significado do termo "combustíveis fósseis" é adequadamente explicado, além do que de fato são esses combustíveis. Na questão ainda fica evidenciado que no Oriente Médio há tantas variadas riquezas que não são restritas aos combustíveis fósseis, perpassando pelos mais diversos recursos.
A resposta certa é a Letra C
De fato, Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait e EAU, são países do Oriente Médio que estão entre as 10 primeiras reservas mundiais de petróleo e também entre os 10 maiores produtores mundiais desse recurso. Outros países da região não se destacam tanto no ranking mundial, o que não significa que para eles esse recurso não tenha importância no quadro econômico nacional. A dependência que esses países têm do mercado internacional gera instabilidade econômica, já que torna flutuante a entrada de divisas e dificulta o planejamento das economias nacionais.