No panorama histórico geral, os grandes impérios, tanto na Antiguidade como na Idade Medieval, tiveram fatalmente, seus momentos de declínio. Nesta visão, o Império Romano não é exceção, pois houve a sua fase da decadência, motivado por vários fatores, dentre eles, luxos excessivos, dívida pública, disputa de poder, entre outros. Podemos admitir que o agravante maior neste processo foi:
Respostas
Olá!
Tiveram dois pontos que foram considerados como a maior decadência do império romano: a crise do sistema escravista e o avanço do cristianismo.
No caso da crise do sistema escravista, ela foi substituída por outro sistema, o sistema colonato. Neste sistema, existia uma relação entre os proprietários de terra e as pessoas com poucas condições de vida. Quem possuía terras, contratava as pessoas com poucas condições e ofereciam, em troca, proteção à eles e terras para realizarem seus trabalhos. Desta forma, muitos dos escravos ainda presos foram liberados, pois seus "proprietários" passaram a exercer o sistema do colonato com eles também. Com isso, ocorreu um declínio nos centros urbanos e nas atividades comerciais das cidades.
No caso do avanço do cristianismo, foi devido ao crescimento de pessoas que seguiam essa religião, o que fez com que o Imperador Constantino fosse obrigado a mudar a principal religião do Império Romano para o cristianismo.
Espero ter ajudado!