1) Auguste Comte nasceu em família católica, com a qual manteve relação conflituosa. Entre as contribuições que deixou está a filosofia positiva, que asseverava que o estado mais avançado do desenvolvimento do espírito humano é o estágio positivo, no qual impera a ciência como parâmetro não apenas para a produção do conhecimento, mas também como norteadora das ações políticas e sociais. Em relação ao posicionamento de Comte sobre a religião, pode-se afirmar que:
Respostas
Eis o restante do enunciado:
I.Ele era católico fervoroso e defendeu a necessidade de se sustentar o monoteísmo, para se produzir a reforma moral que ele pretendia.
II. Ele fundou uma nova religião, a religião da humanidade, tendo como modelo prático, teórico e afetivo da igreja católica.
III. Na religião que fundou, a ideia de Deus era substituída pela ideia de humanidade.
Iv. Na religião positivista, o modelo teológico era o do protestantismo.
Estão corretas as afirmações:
a) IeII.
b) IeIII.
c) IeIv.
d). IIeIII.
e). IIIeIv.
Agora a resposta:
I é falsa, pois Comte não era um católico fervoroso, mas um ateu no sentido religioso clássico (não acreditava em nenhum deus).
II é verdadeira, pois como católico de nascimento Comte acabou usando valores católicos (uma religião que admirava, apesar de não praticar) para estabelecer as bases de seu "culto ao progresso")
III é verdadeira, pois Comte acreditava (assim como os jacobinos, com os quais tem poucas semelhanças) que uma religião humanista poderia servir como um "momento de transição" entre o misticismo e o racionalismo para parte da população.
IV é falsa, pois o modelo empregado por Comte foi o do catolicismo, não o do Protestantismo.
É correta a alternativa D.
Resposta: Aap3 = Fundamentos Filosóficos
1 - a
2 - d
3 - e
4 - a
Explicação: conferido no ava...Abraços!!