Leia o texto a seguir:
Os gestores de uma escola de ensino fundamental, incomodados com a forma de ensino-aprendizagem assumida pela escola há vários anos, resolveram conhecer as experiências curriculares inovadoras no Brasil e em Portugal. Queriam um currículo que tivesse um enfoque globalizador e que desenvolvesse o protagonismo e empreendedorismo nos estudantes. Ficaram surpresos com os resultados que encontraram em algumas escolas. Mobilizaram coordenadores e professores e decidiram contratar um consultor externo, com vivência anterior na prática curricular escolhida (os projetos de trabalho) para planejar, desenvolver e monitorar a implantação na escola.
Suponha que você seja esse consultor. Quais passos você seguiria para proporcionar tal mudança curricular nessa escola?
Respostas
Olá!
Como consultor externo, o primeiro passa seria realizar o diagnóstico da realidade escolar, evidenciando o contexto social em que a escola estaria inserida, de forma a realizar uma análise mais aprofundada.
A partir disso, desenvolveria métodos que fossem possíveis para o corpo docente e a direção, atuarem no sentido de promover uma educação mais inclusiva e qualificada, respeitando as necessidades individuais de todos, ao mesmo tempo estimulando o protagonismo e a proatividade dos estudantes no processo educacional.
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Primeiramente, é preciso elaborar o projeto de implantação do currículo a partir das necessidades e expectativas da escola. Em seguida, é necessário apresentá-lo aos gestores, coordenadores e professores da escola para aprovação e possíveis ajustes. Depois, é preciso organizar os encontros, propondo uma fundamentação teórica e prática. Na fundamentação teórica, os paradigmas de um currículo fragmentado devem ser superados, e a fundamentação prática precisa ser planejada nos encontros.
A prática deve ser implantada entre os encontros de formação, e os registros e as análises precisam ser discutidos no próximo encontro. O suporte na execução dos planejamentos deve ser personalizado. Em todos os encontros devem ser elaboradas avaliações para promover a melhoria e a motivação necessárias ao projeto de mudança.